Desenvolvimento Urbano |

Parque Aurora, o mais novo espaço de lazer de Paulista

Paulista ganhará o maior parque público da sua história, o Parque Aurora. São mais de 30mil m² de área, com equipamentos e espaços verdes. Esse é o primeiro parque municipal a ser construído em parceria com a iniciativa privada.

As obras estão a cargo da Construtora Carrilho, que assina o complexo residencial Vila Aurora, no entorno do parque. A primeira etapa do projeto, com 10mil m2, será inaugurada nesta quinta (30/05), a partir das 10h. Já no dia 1° de junho (sábado) acontecerá o Viver Parque Aurora, um dia repleto de atividades convidando os moradores a vivenciar esse novo espaço.

Os terrenos das fábricas Arthur e Aurora, fundadas pela família Lundgren no século XIX, estavam ociosos há mais de 50 anos. Hoje essa região é o marco zero da expansão do Centro de Paulista. Enquanto a fábrica Arthur deu espaço ao North Way Shopping, a Construtora Carrilho ergueu o Vila Aurora, mega complexo residencial, onde a fábrica Aurora funcionava.

Como forma de contrapartida, a construtora já construiu uma academia pública ao lado dos residenciais e agora chega a vez do Parque Aurora compor a paisagem urbana do município.

“A importância desse novo espaço é imensurável quando percebemos que atualmente temos apenas o Ecoparque das Paineiras, inaugurado em 2017, com esse mesmo perfil no município”, afirma Fabiano Mendonça, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Paulista. “A nossa expectativa é que esse novo equipamento seja mais um foco de de atividades culturais e de lazer”, completa.

UM DIA REPLETO DE ATIVIDADES

Para celebrar o novo equipamento, será realizado no dia 1o de junho (sábado) o Viver Parque Aurora, com um dia inteiro de atividades para o público. A programação começará pela manhã (8h) com feira de orgânicos e um mutirão de serviços de saúde e cidadania.

Uma unidade móvel de mamografia digital estará estacionada no parque, além de aferição de glicose e pressão. Também será possível retirar documentos importantes para o dia-a-dia do morador como cartão do Sus e o Cadastro Único. Um aulão de dança fitness promete animar todo mundo.

A criançada terá recreação durante toda a tarde, com direito a pipoca, algodão-doce e pula-pula. O coreto será o palco principal, com show da Orquestra de Paulista, recitais de poesias e forró-pé-de serra. Grupos culturais apresentarão espetáculos de dança. Uma feirinha de artesanato será montada durante o dia, além de uma praça de alimentação para conforto de todos.

Esse será o primeiro evento de muitos que estão por vir no Parque Aurora. “Em parceria com a Prefeitura, vamos montar uma agenda com atrações culturais e serviços todos os meses, para que a população conheça mais e se habitue a usar esse novo ponto de lazer e cidadania", afirma Antônio Carrilho, da Carrilho Construtora.

O PARQUE

Batizado em homenagem à história de Paulista, o Parque Aurora está localizado no coração da cidade - com ponto de ônibus próximo e ao lado de faculdades, Shopping e serviços.

Na primeira etapa a ser inaugurada, um novo coreto promete ser o foco dos shows e atividades culturais. A estrutura do equipamento foi erguida com as ferragens dos antigos galpões da fábrica. Outro destaque é o boulevard cercado por árvores nativas replantadas, levando as pessoas diretamente para as chaminés preservadas da antiga Fábrica Aurora.

O projeto terá no total mais de 33mil m2 e para as próximas etapas estão previstas a construção de um mini Shopping, preservação da antiga casa da caldeira e uma pista de cooper com 1,1km de extensão - maior que a do Parque da Jaqueira. Tudo com um projeto paisagístico cuidadoso, respeitando as árvores nativas da Mata Atlântica paulistense.

SERVIÇO:

Inauguração primeira etapa Parque Aurora

30/05, às 10h

Viver Parque Aurora (Dia repleto de atividades)

01/06, das 8h às 20h

Local: Parque Aurora