Limpeza Urbana |

Nova comunidade do Paulista, Maranguape III, agora conta com coleta de lixo domiciliar

Na manhã desta sexta-feira (22.03) a dona de casa Luzia Cosma recebeu com alegria a notícia que o bairro de Maranguape III agora conta com uma coleta domiciliar. “Eu sonhei com um caminhão bem grandão passando aqui na rua. É muito bom saber que agora teremos a coleta e precisamos também fazer o nosso papel botando o lixo na hora e local certo para facilitar o trabalho de toda equipe”, disse.  A instalação do serviço na comunidade se deu a partir de uma solicitação feita pelos próprios moradores, que comemoram a novidade e agradeceram ao Prefeito do Paulista, Junior Matuto pelo serviço. O trabalho funcionará as segundas, quartas e sextas, a partir das 9h.

A atendente de balcão, Fabiana Queiroz, 37 anos, mora no local há 4 anos e reforçou a importância desse trabalho. “As pessoas agora vão aprender a respeitar mais o meio ambiente e a não jogarem mais o lixo em lugares inadequados. A ação educativa também tem que continuar para que a população entenda de uma vez por todas que lugar de lixo não é na rua”, enfatizou.

“Nosso apelo agora é para que os vizinhos botem o lixo na porta, na hora certa, evitando com isso a criação de bichos como ratos e escorpiões. A prefeitura está fazendo a parte dela e precisamos também fazer a nossa”, ressaltou o ajudante de pedreiro Cláudio Bastos, 56 anos.

Mirelly Miranda, uma das educadoras que participou da ação, falou sobre a resistência de certos moradores em adquirir o novo hábito. “Em alguns lugares as pessoas são mais resistentes,  isso dificulta o nosso trabalho. Muitos acham que a nossa ação educativa não terá efeito, e quando acontece esse tipo de negatividade, reforçamos nosso trabalho e insistimos na abordagem, mostrando que colaborar com o descarte correto do lixo, é o melhor a ser feito, tanto para eles, como para o município,” ressaltou.

Segundo o diretor da empresa Inove, Junior Zidane, a iniciativa tem o intuito de extinguir um ponto de lixo existente no bairro. “Com a falta da coleta, as pessoas acabavam colocando o lixo numa praça aqui perto e isso incomodava bastante os moradores. Vamos acabar com isso e oferecer para eles uma qualidade de vida decente. Nossas educadoras também estão fazendo o trabalho de conscientização e ficaremos monitorando a comunidade até as pessoas criarem os bons hábitos de limpeza”, disse.

A remoção de entulhos está acontecendo com efetividade no município e cerca de 30 pontos de lixo irregulares, são removidos semanalmente. Vale ressaltar que a população pode denunciar  e solicitar os serviços de limpeza através do aplicativo Paulista Conectada.