Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > No Paulista, Políticas de Assistência atende usuários com mais conforto e rapidez

Políticas Sociais | 21/03/2019

No Paulista, Políticas de Assistência atende usuários com mais conforto e rapidez

Compartilhe esta notícia:

Oferecer um atendimento de
qualidade para a população é um dos objetivos da Prefeitura do Paulista,
baseado nisso, a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes está atendendo no Centro
Administrativo, localizado na Av. Prefeito Geraldo Pinho Alves, em Maranguape
I. No local as pessoas encontram atendimento para o Cadastro Único, Bolsa
Família, solicitar benefícios eventuais como auxílio funerário e auxílio
moradia e muito mais.

A estrutura conta com um ambiente
confortável para o usuário, em um lugar mais amplo, ambiente climatizado e
profissionais capacitados para atender à população. A Secretaria ainda dispõe
de profissional para ficar de olho na criançada enquanto os responsáveis estão resolvendo
suas pendências na assistência social. No setor de cadastramento, por exemplo,
o atendimento está muito mais rápido e é acompanhado em tempo real através do
painel de chamadas. Os computadores novos, mais potentes e a internet mais
rápida, agilizam o atendimento e evitam oscilações no sistema.

Dona Luciene Barbosa está
desempregada e foi à Secretaria se cadastrar no Bolsa Família. Ela comentou
sobre a mudança dos prédios. “Eu já tinha ido no prédio anterior, lá era bom,
mas aqui é bem melhor, o atendimento é bem mais rápido e a espera é bastante
confortável, não tenho do que reclamar”, disse.

As melhorias não são apenas
estruturais, com a chegada dos concursados, a Secretaria dispõe de mais
assistentes sociais e pedagogos que atuam diretamente com a população. As
diretorias de assistência básica e especial atuam de forma integrada,
colaborando para uma melhor dinâmica de trabalho. Por conta da ampla estrutura,
os Conselhos Municipais da Assistência, da Pessoa Idosa, da Criança e do
Adolescente e o Comitê de Medidas Socioeducativas também estão no prédio,
facilitando um diálogo entre os órgãos.

O Departamento de Assistência aos
Deficientes (DAD), recebe os deficientes do município que precisam da Carteira
de Livre Acesso. A sala é uma das primeiras da Secretaria, facilitando a
locomoção de quem tem algum problema de mobilidade. O setor age como uma ponte
entre o deficiente e a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência
(SEAD), órgão que faz a análise da solicitação, caso deferida, a perícia médica
é agendada. Essa dinâmica evita que a pessoa faça várias viagens para o Recife,
Capital do Estado.











De acordo com o secretário de
Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, o conforto e a agilidade que o
Centro Administrativo trouxe faz com que as pessoas optem por buscar os
serviços no local. “Por ser uma estrutura confortável, os nossos usuários já
vêm logo para cá. Estamos perto de outras Secretarias também, então aquele
usuário da assistência que precisa de resolver algo na Secretaria de Saúde ou
emitir um cartão de estacionamento do idoso na Secretaria de Mobilidade, só
precisa atravessar o pátio”, relata.


Imagens: