Direitos Humanos/Cidadania |

Crianças e adolescentes fazem caminhada em prol do enfrentamento ao abuso e exploração infantil no Tururu

Sob os cuidados de professores e coordenador do Instituto Dom Elder Câmara, crianças e adolescentes realizaram, na tarde desta quinta-feira (28.02), uma caminhada em prol do enfrentamento ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil nas ruas do bairro do Tururu, no Janga.

Em ato de conscientização, a caminhada contou com muita música percussiva e entrega de panfletos aos moradores, que ainda receberam orientações de como identificar na criança diversos tipos de características que mostram algum tipo de abuso.

Participando do evento, o coordenador do Instituto Dom Helder Câmara, Manoel Barbosa, falou sobre o objetivo da campanha, já que a instituição oferece auxílio a 137 crianças e adolescentes do bairro. “Trabalhamos com a prevenção de abusos infantis com cerca de 70 famílias, para que elas saibam o que é, e denunciem se caso aconteçam com elas. Sempre alertamos e debatemos sobre outros temas, como gravidez na adolescência e drogas, além de oferecermos oficinas esportivas, aulas de informática, reforço escolar e danças”, disse.

Sempre prestigiando a ação, o secretário de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, Augusto Costa, destacou a importância de sensibilizar as comunidades do Paulista sobre a questão de exploração infantil. “A Secretaria de Políticas Sociais vem apoiando o Instituto com projetos como este, para mostrar que o caminho para os jovens é aproveitar o contra turno escolar, com atividades recreativas que eduquem e conscientizem as crianças sobre qualquer tipo de exploração”, afirmou o secretário.