IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

A importância da atividade física na terceira idade


A dúvida sobre a necessidade de fazer exercícios físicos na terceira idade paira sobre a cabeça de muitos idosos. Segundo especialistas, esse grupo de pessoas tem mais facilidade em contrair doenças quando se aposentam, pela falta de rotina, exercícios e pela comodidade, que geralmente causa o sedentarismo.

Contrariando o pensamento habitual, os exercícios conservam a massa óssea, que é perdida quando há uma falta de atividade física. Além da massa óssea, o sistema cardiovascular e respiratório é beneficiado.

A liberação de endorfina causada pelos exercícios físicos melhora a autoestima dos idosos, podendo livra-los da depressão que muitas vezes os atinge. Os trabalhos em grupo além de facilitar as relações sociais, também exercitam a mente, e impedem o avanço do Alzheimer.

Para quem não pratica atividade física há muito tempo, é bom começar com 10 minutos diários, para o corpo se habituar e evitar dores. A importância do aquecimento para os exercícios faz muita diferença, pois aquece a temperatura corporal, preparando o sistema cardiovascular e respiratório para as atividades.

O idoso deve estar sempre hidratado, beber água antes, durante e depois de qualquer exercício. A alimentação também deve ser controlada, é bom ingerir alimentos fortes, pelo menos duas horas antes de qualquer exercício, como carboidratos e fibras.

A realização de exercícios respiratórios também é fundamental para o andamento das atividades, pois reduz tensão nos músculos respiratórios, ansiedade e promove sensação de relaxamento. Além de melhorar o foco e a atenção, amplia a percepção e ajuda a reduzir níveis de estresse.

Entre as atividades mais indicadas para os idosos, e seus benefícios, estão:

Natação- Beneficia as funções cardíacas, o sistema respiratório e aumenta a mobilidade. Esse exercício não provoca lesões, e traz todos esses benefícios.

Caminhada- O hábito da caminhada torna o corpo mais flexível, é necessário fazer, no mínimo, 10 minutos de caminhada diariamente.

Dança- É um estimulante social, além de auxiliar a memória, com a prática repetitiva dos passos. A dança trabalha a coordenação motora e ajuda a prevenir a osteoporose e hipertensão.

Musculação- Mesmo sendo incomum, a musculação é indicada na terceira idade com pesos leves, pois trabalha e fortalece várias áreas do corpo.

Hidroginástica- Por ser um exercício realizado debaixo d’agua, com os efeitos da gravidade amenizados, é difícil ter alguma lesão. Esse exercício fortalece o sistema cardiovascular e previne a osteoporose.

Pilates- É um exercício indicado para todas as idades, pois usa o peso do corpo na realização dos exercícios. Esse exercício é um dos que mais oferece benefícios à saúde do idoso, ele promove: alinhamento da musculatura, fortalecimento dos músculos, controle da pressão arterial, elasticidade e bem estar. Além desses benefícios, essa atividade previne a obesidade, hipertensão e diabetes.

Sendo assim, é ideal que antes de iniciar a prática de qualquer exercício físico, se consulte um profissional da área ou um médico para a avaliação da condição corporal para a atividade adequada.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441