Direitos Humanos/Cidadania |

População aprova ação integrada de cidadania no bairro da Mirueira

Quem compareceu nesta quarta-feira (12.09) ao Grupo Escolar Frei Guido, no bairro da Mirueira, aprovou a ação integrada de cidadania organizada pela Prefeitura do Paulista e o Governo do Estado. O público teve acesso a diversos serviços gratuitamente e sem burocracia, tudo bem perto de casa. Essa ação já ocorreu nos bairros de Maranguape I e Jaguarana. A expectativa é de que beneficie outras comunidades do município.

Por onde tem passado, a ação integrada de cidadania tem disponibilizado serviços de saúde, assistência social, mobilidade e transporte, orientação jurídica e atendimento da Celpe e do DETRAN. A ideia da ação é facilitar o acesso da população, especialmente, àquelas pessoas que residem em localidade com maior índice de vulnerabilidade social.

O auxiliar de pedreiro Nivaldo de Souza, que reside na Mirueira há vários anos, aproveitou a oportunidade para tirar o CPF pela primeira vez. “Minha esposa sempre me incentivou a tirar esse documento, mas como eu nunca precisei não corri atrás. Agora acordei para vida e decidi procurar aqui a escola. Adorei tudo aqui porque não teve confusão. E o melhor é que também deu tempo de tirar o Cartão SUS. Estou muito feliz”, destacou.

A doméstica Mônica Silva conseguiu pegar uma das 100 fichas distribuídas pela Secretaria de Defesa Social para emissão do RG. “O meu documento estava muito desgastado, por isso, resolvi tirar outra via. Estou bem feliz porque deu pra resolver tudo perto de casa. A nossa comunidade precisava mesmo de uma ação como essa”, defendeu a moradora do bairro.

Além dos serviços de RG, CPF, Cartão SUS, a população teve acesso a exame de mamografia, aferição de pressão, atendimento médico, e com nutricionista e fisioterapeuta; cadastramento e recadastramento do Bolsa Família/CadÚnico, Carteira Interestadual do Idoso, Vem Livre acesso, Encaminhamento de 2ª Via de Certidão de Nascimento e Orientação para Concessão de BPC; orientações de prevenção à violência contra à mulher.

A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, explicou que essa parceria entre a Prefeitura e o Estado tem ajudado bastante a população que mais precisa. “A ação integrada de cidadania tem por objetivo levar os serviços para dentro dos bairros, especialmente, àqueles que possuem maior índice de vulnerabilidade, para garantir acesso as pessoas da comunidade. Esse tipo de ação, inclusive, evita que o morador tenha que visitar mais de um local para resolver uma questão de documentação ou fazer um exame de saúde, por exemplo”, disse.

O secretário de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, Augusto Costa, destacou que esse tipo de ação, além de beneficiar a população, fortalece o papel da gestão municipal. “Nosso prefeito Junior Matuto tem cobrado dos seus secretários a realização de ações integradas como esta. Então quando temos a oportunidade de participar de momentos como esse não pensamos duas vezes. E o melhor de tudo é que esse tipo de serviços em parceria é bom para todo mundo”, frisou.

Participaram também da ação integrada de cidadania na Mirueira profissionais das secretarias de Educação; Mobilidade e Transportes; Segurança Cidadã e Defesa Civil; chefia de Gabinete do Prefeito; e a Executiva de Políticas para as Mulheres.