Políticas Sociais |

Grupos de idosos assistidos pelos CRAS se preparam para os jogos da terceira idade

Trabalhar a autoestima do idoso, inserindo-o em atividades de esporte e lazer é uma das formas que a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes do Paulista tem encontrado para cuidar desse público. Por causa disso, os grupos da terceira idade dos Centros de Referência de Assistência Social da cidade estão sempre participando dessas iniciativas. A próxima ação que vai contar com o envolvimento deles a 20º edição dos Jogos Solidários da Pessoa Idosa, promovido pelo Governo do Estado.

Dona Maria do Rosário é aposentada e já participou de edições anteriores dos Jogos dos Idosos. “Já fui para os jogos e é muito bom. Saio de lá muito bem, muito realizada por ter 67 anos, fazer exercícios e estar na ativa. Graças a Deus e a prefeitura, nós estamos nessa atividade com saúde e fora de casa”, disse.

Edilene de Souza, faz quimioterapia e mesmo assim participará dos jogos. Segundo ela, só no início do tratamento que seu corpo fica fragilizado, mas isso não vai impedir que ela vá ao evento. “Gosto muito dos jogos, nessa edição jogarei dominó, participarei do handebol, que são jogos mais acessíveis, que nós idosos podemos fazer. Essa é uma ótima oportunidade para socializar com outras pessoas. Já soube até de gente que arrumou namorado nesses encontros”, brincou.

O preparador físico, Alexandre Lino, citou algumas modalidades que os idosos estão se preparando. “Estamos ensaiando para a apresentação cultural e também treinando vôlei, futebol e basquete. Quem não quiser participar da área esportiva, também tem os jogos educativos, palestras e ninguém fica sem atividade lá”, frisou.

A coordenadora do CRAS III, Flavia Teixeira, destaca a importância das atividades que mexem com o corpo e a mente.  “É muito importante porque isso reforça a autoestima, já que muitos idosos ficavam em casa e agora vêm para cá, se divertem cuidam do corpo e da alma. Aqui no CRAS, além de atividade física, temos palestras e isso é importantíssimo, pois deixa eles mais vivos e ativos”, destacou.