Direitos Humanos/Cidadania |

Pelada dos Pais Guerreiros reúne prefeito e amigos em prol das crianças autistas

Com o intuito de promover a inclusão social para as crianças autistas e em alusão ao Dia dos Pais, a ONG Mães Guerreiras de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura do Paulista realizou, neste sábado (11.08), o 1º Futebol Solidário - Pelada dos Pais Guerreiros, no Estádio Ademir Cunha, no bairro da Aurora. A partida foi disputada pelos times “Pais Guerreiros” versus os “Amigos Guerreiros”. O ex-jogador Chiquinho esteve prestigiando o evento a convite das mães guerreiras.

De acordo com a presidente da ONG, Naiane Nogueira, o time dos Pais Guerreiros é formado pelos pais de crianças autistas, enquanto os amigos Guerreiros foi formado por amigos que vestiram a camisa do autismo, que apoiam e acompanham a causa de perto. Dentre este, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, participou do primeiro tempo da competição onde o principal objetivo é o da inclusão. O placar foi vencido pelos convidados, que finalizaram o jogo com um resultado de 8x4.

Na ocasião, Naiane explicou que o evento foi uma maneira de homenagear estes pais guerreiros em alusão ao dia dos Pais. “É Muito bom a gente destacar a importância que esses pais guerreiros têm na vida dessas crianças, levantar a bandeira da inclusão, mas neste momento a gente quer exaltar a função desses pais na vida dessas crianças, já que alguns quando recebem o diagnóstico das crianças, acabam abandonando seus filhos”, ressaltou Naiane.

Outra mãe guerreira que esteve na coordenação do evento foi Marcelly Pallas, coordenadora financeira da ONG Mães Guerreira de Pernambuco, que reforçou a importância de incluir os pais nestas ações. “Com uma ação como essa, a gente inclui os pais, tios, toda família guerreira. Então, a gente está cada vez mais diversificando a quantidade de projetos justamente para tentar trazer toda a família para nosso lado, e assim, fazer toda a sociedade se conscientizar do quanto é importante fazer parte, seja qual for o projeto”, disse Marcelly.

O prefeito Junior Matuto, que jogou no time dos Amigos Guerreiros, levou sua filha Olga para acompanhar seus atributos futebolísticos. Na ocasião, o prefeito parabenizou a iniciativa da Mães Guerreiras de Pernambuco e declarou sua felicidade em participar.

“É com muita alegria e satisfação em estar aqui, não como prefeito, mas sim como cidadão comum e sabendo do esforço e do compromisso que cada mãe tem por levantar essa bandeira do autismo, onde sabemos que é uma vida de dedicação, de renúncia, mas uma vida que deposita muito amor, com muito cuidado na vida de quem mais precisa, que é um filho especial”, concluiu Matuto.

Fotos: Almir Martins/Prefeitura do Paulista