Infraestrutura |

Entrega do pátio de feira livre inaugura nova fase do Mercado Público de Paratibe Gov. Eduardo Campos

O pátio de feira livre do Mercado Público Governador Eduardo Campos, em Paulista, foi entregue nesta quinta-feira (05.07), concluindo assim a terceira etapa do complexo comercial localizado no bairro de Paratibe. O ato marca o início de uma nova fase do empreendimento, que passa a contar com mais um atrativo para os clientes e comerciantes, num espaço amplo e arejado, tendo capacidade para comportar 400 barracas de feira padronizadas. Atualmente, 147 boxes, quatro lojas âncoras e duas praças de alimentação já funcionam na parte interna do mercado, oferecendo uma infinidade de produtos e serviços à população.

O novo pátio de feira possui 5,8 mil m² - um espaço amplo que vai dinamizar a economia local, que continua em crescimento desde a inauguração da área coberta do mercado no ano passado. Ele vai funcionar sempre aos sábados, das 06h às 17h, e aos domingos, das 05h às 14h. Nos demais dias da semana, ficará à disposição para sediar diversos tipos de eventos da prefeitura. Essa obra faz parte de uma parceria com o Governo de Pernambuco.

Durante o evento, o prefeito Junior Matuto ressaltou a importância do pátio de feira e do mercado para a economia da região. “A entrega dessa obra vai mudar a dinâmica do comércio aqui dessa área que tem influência de outros bairros. Estamos falando de uma feira que é uma das movimentadas da Região Metropolitana, principalmente, aos domingos. Esse ato representa uma nova oportunidade para o povo de Paulista”, frisou, após falar dos diversos obstáculos superados desde o início da construção, quando chegou, inclusive, a ser ameaçado de morte por conta da desapropriação do terreno.

Acompanhado da irmã Maria Eduarda, o filho do ex-governador Eduardo Campos, João Campos, revelou que o pai sempre esteve ao lado do povo de Paulista. “Meu pai tinha um carinho especial por esse município. Aqui ele discutia política e pensava a cidade. Foi numa dessas idas e vindas que ele percebeu que o prefeito Junior Matuto tinha razão quando falava da construção do mercado. E por isso encampou a luta e conseguiu tirar do papel essa importante obra. Isso sem falar que aqui na cidade ele também cumpriu um dos primeiros compromissos de campanha, com a construção do hospital Miguel Arraes”, revelou.

Convidada para falar em nome dos permissionários, a comerciante Joseane Oliveira, que atua há 20 anos no mercado, elogiou a nova estrutura. “Hoje o mercado e o pátio de feira estão uma verdadeira maravilha pra quem compra e quem vende. Está tudo limpo e organizado. Antes, passávamos um sufoco grande por conta da sujeira e da desorganização. Estou muito feliz de está vivendo esse novo tempo”, frisou a permissionária, que comercializa frutas e verduras.

Aproveitando a solenidade, o prefeito Junior Matuto chamou ao palco os vereadores e líderes comunitários e assinou Ordem de Serviço para o revestimento asfáltico de 22 ruas e pavimentação de outras 15. O recurso também será empregado na reforma da Praça Monte Castelo, na Vila Torres Galvão. As obras viárias vão beneficiar praticamente todos os bairros da cidade. Para torna-las realidade, a Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente vai usar recursos do tesouro e terá verbas de Emendas Parlamentares.

AÇÃO ESTRATÉGICA - Durante o evento de entrega do pátio da feira de Paratibe, o prefeito Junior Matuto e a secretária municipal de Saúde, Fabiana Bernart, assinaram um pacote de ações, como ordens de serviço, para a construção de seis Unidades de Saúde da Família, quatro Academias da Saúde, e ainda a entrega de oito motos que reforçarão os principais serviços da pasta.

Sobre as motocicletas, Fabiana Bernart disse a proposta da gestão é facilitar os processos da Saúde com a entrega dos novos veículos. “Cinco dessas motos estarão voltadas para o Programa Remédio em Casa, duas serão para o programa de doenças negligenciadas como a tuberculose e a hanseníase, e uma delas ficará à disposição da administração da Secretaria. O objetivo é que a gente ganhe tempo a partir dessa nova frota que se integra à Secretaria de Saúde”, explicou a secretária de Saúde.

EVENTO PRESTIGIADO – A solenidade em Paratibe foi prestigiada por diversas autoridades. Além do secretariado e dos vereadores do município, destaque para a família do ex-governador Eduardo Campos; o ex-presidente do CEASA, Romero Pontual; o atual diretor do órgão, Gustavo Leitão; Adilson Gomes Filho, que atual na Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão; o ex-prefeito do Paulista, Antônio Speck; o ex-prefeito de Itapissuma, Cal Volia; e a ex-vice prefeito de Itamaracá, George Baiá.