Segurança e Mobilidade |

Defesa Civil orienta moradores de Paratibe sobre os riscos do uso indevido das marquises no Carnaval

Na manhã desta terça-feira (23.01), funcionários da Defesa Civil do Paulista realizaram uma visita ao bairro de Paratibe para alertar os proprietários de imóveis sobre os perigos de usar as marquises indevidamente no Carnaval. A ação contemplou as principais vias da localidade, por onde passam milhares de foliões durante o desfile do maior bloco do município, o “Bacalhau na Vara”. Com a iniciativa, a gestão municipal estreitou o diálogo com a população, a fim de evitar tragédias na época mais irreverente do ano.

Na ocasião, a equipe do órgão municipal fez um diagnóstico sobre a situação das residências e orientou os moradores a não transformarem os imóveis em pontos de concentração para o bloco. Em cada casa visitada, os profissionais solicitaram a assinatura do proprietário em um Termo de Responsabilidade, onde o responsável comprova ter recebidos as orientações e se comprometido em evitar possíveis incidentes.

Segundo o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, esse trabalho faz parte da política de prevenção defendida pelo prefeito Júnior Matuto. “Sabendo que alguns moradores costumam transformar as marquises em camarotes para o carnaval, por isso, decidimos realizar esta ação com a equipe da Defesa Civil, aproveitando que essas residências ficam no percurso do “Bacalhau na Vara”. Estamos aqui para alertar a população sobre os riscos que o uso indevido das marquises podem trazer”, salientou.

Para a moradora do bairro, Nelza Batista de Santana, 59 anos, a iniciativa mostra que o poder público tem se preocupado com a segurança dos foliões. “Nesse período as pessoas costumam lotar as casas para bebedeiras, e terminam deixando de lado a preocupação com a integridade estrutural dos imóveis. Sou evangélica e não faço isso, mas aprovo a atitude da Prefeitura em vim aqui alertar os que aproveitam o carnaval para se divertir”, concluiu.

A Defesa Civil do Paulista está pronta para atender aos chamados da população, quem tiver interesse em solicitar a presença da equipe pode entrar contato através do número 153, que funciona os sete dias da semana, durante 24h.