PAULISTA > Notícias > Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito

Mobilidade/Trânsito | 21/11/2017

Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito

Em 1993 foi criado o “Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito”, essa data é sempre lembrada no terceiro domingo de novembro, e além de possibilitar um momento de reflexão para as pessoas que tiveram perdas no trânsito, o dia também tem o propósito de chamar a atenção para os desastres que tiram a vida de milhões nas estradas do mundo.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 1,25 milhão de pessoas morrem todo ano por consequência de acidentes nas vias do planeta, tendo o Brasil na 5° colocação geral em número de ocorrências, com cerca de 40 mil casos registrados anualmente.

A Polícia Rodoviária Federal apontou alguns dos principais motivos a provocar acidente no Brasil, dentre eles estão: falta de atenção (30,8% dos óbitos registrados); velocidade incompatível (21,9%); ingestão de álcool (15,6%); desobediência à sinalização (10%); ultrapassagens indevidas (9,3%); e sono (6,7%).

Para o Presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, a educação do condutor é o principal fator a garantir um trânsito confiável. “Precisamos, definitivamente, nos conscientizar de que somente um trânsito seguro, humano e responsável vai garantir a queda nos números de vítimas. Acredito que motorista bem educado, é motorista consciente e responsável pela sua vida e a do outro. Não adianta só autuar ou apreender veículos, temos que partir para o trabalho, educando os futuros condutores nas escolas, capacitando professores, que serão nossos multiplicadores da educação no trânsito”, afirmou.

A Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais do Paulista se solidariza com todos que passaram por momentos difíceis no trânsito e por isso traz algumas dicas para que você evite situações desagradáveis, aí vão elas: mantenha seu carro sempre com a manutenção em dia, não misture álcool e direção, evite o uso de equipamentos eletrônicos ao volante, respeite a velocidade permitida para cada via e faça o uso dos itens de segurança.