PAULISTA > Notícias > Paulista elabora projeto para ampliar ações de educação no trânsito

Mobilidade/Trânsito | 10/11/2017

Paulista elabora projeto para ampliar ações de educação no trânsito

Paulista elabora projeto para ministrar palestras com foco na conscientização dos munícipes acerca das condutas no trânsito. Atividade comandada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais terá início ainda esse ano e atenderá principalmente aos jovens estudantes da localidade.

O Código de Trânsito Brasileiro dedica um capítulo exclusivo a educação, determinando que ela deva ser compartilhada por toda a administração pública de trânsito. De acordo com o artigo 76, a educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.

Atendendo a essas exigências, a Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais do Paulista executará um projeto chamado “Educação em  Trânsito” que terá a tarefa de direcionar crianças e adolescentes para um comportamento civilizado e prudente no trânsito.

A gestão ficará encarregada de ministrar palestras sobre noções básicas de trânsito e suas leis, regras de circulação e condutas, meio ambiente, cidadania, acessibilidade e mobilidade, direito e deveres de condutores e pedestres e dicas para um comportamento seguro no trânsito. Tudo isso nas escolas da rede pública e particular do município.

A cidade já contava com um serviço parecido, antes chamado de “Professor Amigo do Trânsito”, que visitava exclusivamente as escolas da rede municipal. Devido ao sucesso da ação, a gestão municipal avaliou e entendeu que seria necessário ampliar o público alvo da ação.

Quem tiver interesse em ser contemplado com o serviço, deve entrar em contato com a Secretaria de Mobilidade e Administração, através do e-mail (educacaoemtransito@gmail.com).