Cultura |

Com apoio da prefeitura, 2º Feira Literária do Paulista vai transformar o município na capital da cultura

Neste mês de setembro, Paulista vai se tornar a capital da cultura. O município vai sediar a segunda edição da Feira Literária do Paulista (Flipa), que vai movimentar a cidade com diversos eventos. A programação, que ocorre entre os dias 12 e 17, terá o apoio da gestão municipal. Uma reunião nesta quinta-feira (10.08) definiu alguns detalhes dessa parceria. O encontro ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, no Centro da cidade.

A expectativa é de que a gestão municipal fique responsável por mobilizar os artistas locais, os professores, alunos e os seus familiares para participar do evento, que vai ocorrer num espaço de 1,6 mil m² no Shopping North Way. A prefeitura também dará suporte na questão da estrutura do evento. Em contrapartida, a organização da Flipa disponibilizará estandes para o município apresentar iniciativas na área de turismo, cultura, educação e tecnologia.

Ao todo, a Festa Literária vai contar com 38 stands de editoras de livros, palco de eventos, espaço gastronômico, café literário e os stands especiais da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), e da Academia de Letras e Artes do Paulista (ALAP). A programação inclui também o Flipart (espaço voltado para quadrinhos e artes plásticas); espaço infantil; espaço para oficinas e uma pracinha com coreto, onde vão acontecer apresentações de violeiros, contações de histórias e declamações poéticas.

Constam ainda na grade de evento, atividades externas ao polo principal do shopping. A sede da Faculdade Joaquim Nabuco no município será o local das grandes palestras e mesas de diálogo. Algumas igrejas receberão concertos musicais. O restaurante Fome de Quê, localizado no Centro da cidade, vai receber uma disputa de bandas locais, o Batalha de Bandas.

Nesta segunda edição, a Flipa traz como tema “Brasil Resiliente”. A iniciativa homenageia a escritora Leocádia Maia Mendes (In memoriam), mais conhecida como dona Lilá; o escritor Gilvan Lemos; e as primeiras professoras da rede local e estadual, Helena Barbosa da Silva e Helena Alcântara Magalhães, respectivamente.

A reunião desta sexta-feira (10.08) contou com a presença do superintendente de Cultura do Paulista, Jorge Rocha; a organizadora do evento e presidente da Innova Comunicação e Evento, Patrícia Guedes; e a presidente do Instituto Lívio Valença, Lívia Valença.