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Saúde | 01/02/2017

Projeto “Humaniza Paulista” inaugura novo modelo de atendimento nas unidades básicas de saúde

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Com a proposta de qualificar o
atendimento nas unidades básicas de saúde, garantindo que o usuário seja bem
recebido e tenha a demanda atendida, a Secretaria Municipal de Saúde deu início
nesta quarta-feira (1º.02) ao projeto “Humaniza Paulista”. A iniciativa,
inédita na cidade, vai beneficiar todos os profissionais da atenção básica e a
população que depende dos serviços públicos de saúde. A ideia é de que as
equipes que atuam na rede sejam formadas para poder acolher ainda melhor os
pacientes, resolvendo as situações do dia a dia dentro de padrões estabelecidos
pela Secretaria Municipal de Saúde.

O “Humaniza Paulista” será conduzido
por duas equipes da gestão municipal. Em grupos distintos, eles terão a missão
de visitar as unidades básicas para capacitar os profissionais. A expectativa é
de que ao longo dos próximos 17 dias todas as equipes recebam as orientações.
Nesta quarta-feira (1º), o trabalho começou na USF Loteamento Conceição / Chega
Mais, no Lot. Conceição. Os funcionários do posto aprovaram a iniciativa.

A Agente Comunitária de Saúde (ACS),
Jaira Maria da Costa Lima, 54 anos, que atua pela rede há mais de uma década,
disse que humanizar o atendimento é fundamental. “O acolhimento é muito
importante porque envolve todos os trabalhadores da unidade. Se no momento em
que uma recepcionista não está atendendo, todos devem receber o usuário e
ajudar no que for necessário. Principalmente porque muitas vezes uma pessoa vem
aqui no posto para obter uma informação simples e não pode voltar pra casa sem
tê-la. Assim, ele não vai sair decepcionado”, frisou a servidora.

 A secretária de Saúde do
Paulista, Fabiana Bernart, explicou que o “Humaniza Paulista” vai unificar o
atendimento nas unidades básicas da rede. “A partir de março, todas as equipes
de saúde do município estarão adotando as técnicas do acolhimento. Isso vai
viabilizar que todos os postos tenham uma organização única, sem perfis de
atendimento diferentes, fazendo o usuário entender como funciona o fluxo dele
dentro da unidade, ou seja, a quem deve procurar”, informou. A gestora também
adiantou que vai estabelecer uma agenda para cada profissional a fim de definir
atividades e incentivar que ele crie grupos de atendimento no posto e na
própria comunidade.

Após a fase de formação, os
profissionais da Secretaria de Saúde – responsáveis pelas orientações –
pretendem voltar às unidades para avaliar o que vem sendo feito. O planejamento
ainda prevê a implantação do prontuário eletrônico. Esta será a segunda etapa
dentro do processo.        











 


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