PAULISTA > Notícias > Estudantes da rede do Paulista participam de avaliação do programa Qualiescola

Educação | 29/11/2016

Estudantes da rede do Paulista participam de avaliação do programa Qualiescola

Os estudantes do 3º ao 5º ano da rede municipal do Paulista participaram, nesta terça-feira (29.11), da primeira avaliação do Programa Qualiescola. A ação, que tem o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas públicas da rede, foi realizada na Escola Municipal Marcílio Dias, em Pau Amarelo. A iniciativa foi implantada no município, através de uma parceria entre a administração municipal, Fiat/Jeep e o Instituto Qualidade no Ensino (IQE).

“Nossas atividades compõem vários processos, o primeiro deles é a avaliação de diagnóstico, uma avaliação aplicada em toda rede, com todos os alunos, do 3º ao 5º ano, em que eles são avaliados quanto à leitura, produção e interpretação de texto e matemática. A partir dos resultados nós vamos trabalhar com planejamento e formação continuada para os professores, que farão um acompanhamento dos estudantes”, explicou o formador da Coordenação de Matemática do IQE, Suedy Santos.

Após um ano da realização do primeiro exame os alunos serão submetidos à nova avaliação, que, posteriormente, será aplicada semestralmente, durante os três anos de duração do programa. “Esse é um programa estruturante de uma rede de ensino, ele traz uma proposta muito enfática de ações para melhorias da aprendizagem dos alunos, baseada nos parâmetros curriculares. Nosso objetivo é tentar cumprir esses parâmetros”, ressaltou o secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Junior.

Ao longo dos próximos três anos, o Qualiescola vai contribuir com a formação dos professores, por meio de oficinas e de estudo com material de apoio, e com a gestão escolar, oferecendo assessoria aos responsáveis pelas unidades de ensino. Destaque também para implantação da metodologia de avaliação do desempenho escolar nas unidades de ensino e do reforço didático aos estudantes com materiais de qualidade e alto nível.