Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Algumas técnicas são indispensáveis para estudar para concursos públicos

Educação | 26/09/2016

Algumas técnicas são indispensáveis para estudar para concursos públicos

Compartilhe esta notícia:

A enorme concorrência faz muitos jovens abdicar da vida social, sacrificando, muitas vezes, até a própria saúde e futuro, com maratonas diárias de estudos, contudo, para a aprovação em um concurso é preciso ter muito equilíbrio, autoconfiança e prioridades. Não é preciso cortar as relações pessoais para passar nas provas, como muitos pensam. Para ter êxito, é necessário aparelhar o tempo, organizar horários e usar algumas técnicas para  absorver melhor o conteúdo.


Passar em um concurso público, nos dias atuais, é uma meta na vida de muitos brasileiros que procuram uma estabilidade financeira e ascensão social. Se preparar para os estudos vai além de estudar. Organizar metas e estratégias de memorização é indispensável para quem busca a aprovação, conheça algumas que poderão lhe ajudar:


Organize-se – Logo que o edital for divulgado, liste o material e as matérias que serão necessárias usar para os estudos. Se a meta é chegar no dia do concurso com todos os assuntos em mente, organize-se para calcular todos os minutos disponíveis para aprender todo o conteúdo que será exigido.  


Invista seu tempo em qualidade de vida – Não é preciso sacrificar a vida para passar em um concurso, antes de focar nos estudos é importante ter qualidade de vida, dormir bem, fazer qualquer atividade física, cuidar da alimentação e reservar um tempo, por menor que seja para um lazer.


Não basta ler – Não adianta organizar uma regrada agenda de estudos se você não sabe como estudar. Estudar demanda concentração e disciplina, além de muita dedicação e tempo investido.  Uma boa técnica de estudo é o costume de fichar todo o conteúdo, dando prioridades ao que é mais relevante, pois na hora de fazer uma revisão será preciso apenas recorrer às anotações.


Repita – A repetição é uma fiel aliada na hora de memorizar conceitos e definições. Procure fazer diariamente resoluções de exercícios e simulados, isso vai ajudar na memorização de fórmulas.  O arquivamento efetivo só é construído com base no conhecimento, logo, de nada adianta sair decorando formulas e macetes para resolver questões. Invista seu tempo para aprender.


 


Ensine – Repassar o conhecimento adquirido pra outra pessoa é uma ótima maneira de reforçar o conteúdo. Ensinar é uma excelente forma de descobrir mais detalhes sobre as matérias. Citar todos os detalhes e cobrir todo o conteúdo significa que todo o assunto foi consolidado 


Imagens: