Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > A voz também envelhece

Saúde | 20/09/2016

A voz também envelhece

Compartilhe esta notícia:

Assim como todo o corpo, a voz também envelhece. Apesar dos cuidados com o corpo, através da adoção de hábitos saudáveis, isso não impede o envelhecimento, que é uma das fases da vida que a maioria de nós pretende atingir. Com a chegada da terceira idade o corpo passa por mudanças biológicas e de comportamento. O desgaste do organismo como um todo é ligado ao envelhecimento celular. Esse fenômeno natural caracteriza-se pela diminuição da capacidade funcional de nossos órgãos e sistemas. E a voz não está livre disso.


 


O envelhecimento da voz é provocado pela ação natural do desenvolvimento do organismo onde há o engrossamento das cordas vocais, a redução de movimento das articulações, alterações hormonais e emocionais. Maus hábitos, calcificação das cartilagens, atrofia da musculatura laríngea e a perda da capacidade pulmonar também contribuem para o processo.


 


A faixa etária onde temos o melhor desempenho vocal está entre 25 e os 40 anos, mas isso também depende de outros fatores: físicos, psicológicos, ambientais, raciais e até genéticos. Mulheres de um modo geral iniciam esse processo de envelhecimento da voz mais tarde do que os homens. 


 


Esse processo é inevitável, mas podemos adotar métodos preventivos para retardá-lo:


 


Usar a voz corretamente;


 


Beber no mínimo dois litros de água por dia;


 


Evitar bebidas destiladas;


 


Evitar o fumo e a cafeína;


 


Evitar falar alto ou baixo, rápido, descompassadamente e por muito tempo;


 


Evitar pigarrear.


 


Imagens: