IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Habitação |

Sonho da casa própria pode ser realizado através do FGTS do trabalhador brasileiro

Todo trabalhador brasileiro registrado no Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) sofre um desconto mensal no contracheque. Esse valor é depositado pela empresa numa espécie de conta na Caixa Econômica Federal. O dinheiro guardado pode ser acessado pelo trabalhador em ocasiões como demissão ao na compra de um imóvel. Tal verba depositada é corrida mensalmente e, depois de algum tempo, essa “poupança” se torna um valor significativo que pode auxiliar na compra da tão sonhada casa própria.

 

Para usar o FGTS é preciso ter pelo menos três anos de carteira assinada, mas esse período não precisa ser contínuo. Ou seja, a pessoa pode ter trabalhado um ano em 2002 e outros dois a partir de 2010, por exemplo. Também não pode ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em nenhuma parte do País.

 

Outro requisito é que o interessado em comprar o imóvel não poder ser proprietário de outro imóvel residencial no município onde pretende adquirir o novo. Ainda é necessário trabalhar ou morar no município em que fica o imóvel que pretende comprar usando o FGTS.

 

Para realizar a transação é necessário apresentar os documentos que comprovam que o comprador atende a todos os requisitos para sacar o fundo de garantia, como: carteira de trabalho, comprovante de residência (conta de água ou luz), certidão de nascimento ou de casamento, carteira de identidade e CPF. Além disso, é preciso apresentar a certidão de matrícula e cópia do IPTU da casa ou apartamento a ser comprado, para demonstrar que o imóvel está em situação regular e pode ser adquirido com o FGTS.

 

É importante ressaltar que só podem ser financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) imóveis dentro de um limite de valor redefinido periodicamente. A estimativa do valor do imóvel é feita por engenheiros credenciados pelo agente financeiro. Além disso, essa casa ou apartamento tem que ser urbano (ou seja, dentro da cidade), residencial e destinado à moradia do trabalhador. O imóvel ainda não pode ter sido objeto de operação com FGTS nos últimos três anos.

 

Outras informações sobre a compra de um imóvel usando o FGTS podem ser encontradas no site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br), através do Manual da Moradia Própria.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441