Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Mercado de trabalho no futuro: conheça algumas profissões inovadoras

Administração | 22/07/2016

Mercado de trabalho no futuro: conheça algumas profissões inovadoras

Compartilhe esta notícia:

As inovações tecnológicas, organizacionais e de mercado têm impulsionado profundas transformações no mundo do trabalho. Diversas profissões com conteúdos inovadores têm sido criadas, tendo em vista acompanhar o ritmo das mudanças. Transformações estruturais nas relações de trabalho também têm sido observadas. Como consequência dessas transformações, o empreendedorismo tem sido a alternativa para a geração de emprego e renda.


Nesse contexto foi realizada uma pesquisa que procurou identificar quais serão as profissões mais prováveis de se desenvolverem no futuro e onde estarão as oportunidades de negócios para empreendedores, considerando o ano de 2020. Para tanto, foi utilizada a Técnica Delphi, a qual possibilita a identificação de tendências e eventos futuros a partir do uso estruturado do conhecimento de especialistas.


Foram realizadas duas rodadas de consulta onde os resultados finais apontaram que a ênfase crescente na inovação, a busca por qualidade de vida, o envelhecimento da população e a preocupação com o meio ambiente serão importantes impulsionadores das carreiras mais promissoras nos próximos anos.


Quanto ao empreendedorismo, os especialistas projetaram uma participação no mercado de trabalho de 17% em termos de População Economicamente Ativa. Pelos resultados, é possível apreender que há expectativa de aumento da participação das atividades empreendedoras no mundo do trabalho no futuro, as quais conviverão com as profissões com conteúdos inovadores identificadas no estudo.


Conheça um pouco mais sobre cinco dessas profissões:


Personal Organizer


É a pessoa especializada em organizar casas e escritórios. Não é como uma faxineira, mas sim uma pessoa que pensa como vai por as coisas em ordem de forma lógica, fácil e confortável. Existem cursos online, treinamento com profissionais e muito mais. Essa profissão traz  flexibilidade de horário e autonomia.


Dog Walker


Sabemos que é imprescindível para o bem estar físico, hormonal e emocional do cachorro esticar as patinhas diariamente, mas, com a correria do cotidiano às vezes não sobra tempo para levar o bichinho para passear. Esta profissão é perfeita para você que ama animais, e gosta de esportes. Cursos onlines de adestramento ajudam e muito na hora de dar um ''role'' com o bichinho.


Executivo de contas


Para você que é um vendedor nato, esta profissão é interessante, pois o profissional trabalha com várias empresas oferecendo oque elas precisam para sua expansão. A pessoa também pode trabalhar com pessoas físicas, oferecendo serviços. A formação geralmente esta ligada a área de negócios (administração, economia, marketing, publicidade e propaganda).


Coaching / Orientador de carreira


Psicólogos, profissionais de humanas, professores, entre outros, estão cada vez mais dispostos para ajudar pessoas a repensar a carreira. Se você gosta de pessoas e tem bastante criatividade, esta profissão do futuro pode ser sua.


Consultor de Tecnologia da informação


Apesar de clássico e básico cada vez mais se percebe a necessidade de um profissional que entenda de tudo e ajude a terceirizar tudo. Quem trabalhar com Tecnologia de Informação tem que entender sobre várias tecnologias, conhecer muitas pessoas, além de ser muito criativo. 


Imagens: