Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Teste do Pezinho previne e identifica doenças congênitas

Saúde | 05/07/2016

Teste do Pezinho previne e identifica doenças congênitas

Compartilhe esta notícia:

Você sabia que o Teste do Pezinho é um exame importante para prevenir e diagnosticar doenças congênitas? Ele é realizado na primeira semana de vida do bebê, entre o 3° e o 5° dia. O exame é simples e quase sem dor. Com uma agulha pequena é feito um furo no pé do bebê e são retiradas algumas gotas de sangue. Através da análise é possível diagnosticar mais de 40 doenças, entre elas, a anemia falciforme, problemas hormonais, fenilcetonúria e fibrose cística. 


 


Diversas maternidades, já fazem o teste regularmente antes da alta hospitalar. Nas unidades básicas de saúde, o teste do pezinho é disponibilizado gratuitamente. Caso o exame não tenha sido feito, o recém-nascido poderá passar pela análise com até um mês de vida. Para fazer o exame, os pais precisam apresentar alguns documentos, como: cartão de vacina da criança, certidão de nascimento ou documento similar emitido na maternidade, além do RG e cartão do SUS da mamãe.


 


Fique por dentro:


1. Fenilcetonúria


A fenilcetonúria é uma doença congênita na qual o sistema digestivo do bebê não consegue digerir a fenilalanina - é uma proteína presente em alimentos como ovo e carne, que, quando não digerida pode provocar comprometimento neurológico no desenvolvimento da criança.


2. Anemia falciforme 


A anemia falciforme é um problema genético que causa alteração na forma das células vermelhas do sangue, reduzindo a capacidade para transportar oxigênio para as várias partes do corpo, podendo provocar atrasos no desenvolvimento de alguns órgãos.


3. Fibrose cística 


A fibrose cística é um problema que leva à produção de uma grande quantidade de muco, comprometendo o sistema respiratório e afetando também o pâncreas.


 


Com informações do Ministério da Saúde


 


Imagens:

Compartilhe: