Tributos |

Paulista adota a estratégia da busca ativa de contribuintes para incrementar receita própria

A Prefeitura do Paulista iniciou nesta quarta-feira (20.01) um trabalho de busca ativa com contribuintes da cidade. A ação, que visa aumentar a arrecadação tributária, consiste na entrega dos carnês de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Qualquer Natureza (ISS) nas residências e estabelecimentos comerciais, por meio de agentes devidamente treinados. As equipes já estão nas ruas para fazer o porta-a-porta, orientando e tirando dúvidas da população. Nesta manhã, os profissionais da prefeitura percorreram algumas quadras no bairro do Janga. A iniciativa, que faz parte do Programa Paulista Legal, é coordenada pela Secretaria Municipal de Finanças.

Com este trabalho, o município pretende facilitar a vida dos contribuintes, explicando as condições de pagamento e formas de negociar os débitos in loco. A ideia é incrementar a receita própria, podendo qualificar ainda mais os serviços públicos prestados à população. A expectativa é de que a prefeitura consiga inverter a lógica da Dívida Ativa, que atualmente atinge 70% de inadimplência, e do pagamento do IPTU, que alcança o mesmo patamar.

A doméstica Severina da Conceição, 64, que trabalha numa residência da Rua Corretor José Pedro da Silva há 17 anos, recebeu a equipe da prefeitura e se comprometeu a repassar todas as informações aos donos da casa. “Essa é a primeira vez que alguém da prefeitura passa por aqui para entregar o carnê do IPTU. Achei essa ação muito importante porque a gente fica sabendo de tudo bem direitinho. Agora, eu vou comunicar aos meus patrões para que eles não possam perder as vantagens”, adiantou a funcionária.

Neste ano, a prefeitura está concedendo vários descontos aos contribuintes da cidade. Quem estiver em dia com o IPTU e não constar na relação da Dívida Ativa terá 20% de desconto no pagamento do tributo relativo ao ano de 2016. Os interessados em quitar os débitos da Dívida Ativa em cota única terão 10% de abatimento no valor total, e 100% de perdão nos juros e multas. Aquele morador que optar pelo parcelamento do IPTU perderá os descontos. Os valores cobrados na Dívida Ativa podem ser parcelados em até 60 vezes, dentro da proporção: mais prazo, menos desconto.

Essas e outras vantagens fazem parte do programa de arrecadação, que facilita, desde o ano passado, o processo de regularização junto ao município. Neste ano, a iniciativa entra numa nova fase. O secretário de Finanças do Paulista, Rafael Siqueira, destaca o esforço da prefeitura nessa iniciativa. “Além dos 40 agentes que estão nas ruas, visitando as casas, o governo municipal abriu dois pontos de atendimentos para facilitar a vida da população, sendo um no Janga e outro em Paratibe. Também disponibilizamos uma central de atendimento exclusiva para o contribuinte, e ampliamos o horário de atendimento da sede da Finanças”, pontuou.

A meta da prefeitura é entregar cerca de 90 mil carnês nas residências até o dia 05 de fevereiro. O prazo para o pagamento da primeira parcela ou cota única do IPTU é no dia 28 do referido mês.