PAULISTA > Notícias > Em Paulista, Prefeitura nas Comunidades promove mais um mutirão de serviços públicos

Ação integrada | 19/04/2024

Ação aconteceu nesta sexta-feira (19) em Maranguape I

A Secretaria de Planejamento e Gestão do Paulista realizou, nesta sexta-feira (19.04), das 9h às 16h,  mais uma edição do  Programa Prefeitura nas Comunidades. Desta vez, o evento ocorreu  na Rua 40, próximo a Associação de Moradores do Sítio do Jorge, no bairro de Maranguape I. Foram ofertados à população diversos serviços, entre eles: saúde, assistência social e assistência jurídica.

Através de parcerias com a iniciativa privada, também foram ofertados corte de cabelo, massagem, limpeza de pele, design de sobrancelha e atendimento oftalmológico. De acordo com a secretária de Planejamento e Gestão,  Terezinha Mousinho, o programa tem como objetivo realizar um trabalho conjunto com as secretarias municipais, associações de moradores e empresas privadas. “O programa tem crescido cada vez mais com a chegada de novas parcerias que estão se somando conosco em benefício da população”, explicou.

Durante o evento, os moradores da região tiveram acesso à abertura de crédito para pequenos empresários e de cadastro como Microempreendedor Individual (MEI), emissão de carteiras de autista, idoso, identidade e abertura do Cadastro Único. Pelo Projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, foram oferecidos:  expedição gratuita da segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito, orientações para acordos judiciais, atendimentos para divórcio, dissolução de união estável, regulamentação de visitas, guarda e pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, casamento coletivo, entre outros.

A população ainda foi contemplada com encaminhamentos para exames, estando entre eles: a mamografia e o citológico, além de: testagens do CTA, aferição de pressão e de glicose, vacinação de rotina, atendimento médico, auriculoterapia e orientações sobre saúde bucal. O programa também ofereceu atendimento clínico veterinário e vacinação antirrábica.

Com mais de 10 edições, o ‘’Prefeitura nas Comunidades’’ tem beneficiado cerca de duas mil pessoas por ação. “Hoje estamos com uma média de 19 mil pessoas contempladas e pretendemos finalizar o ano com cerca de 30 a 35 mil. Nosso objetivo é levar os serviços municipais até as pessoas e garantir acesso às famílias mais vulneráveis”, comentou Terezinha Mousinho.

PRÊMIO SEBRAE

Recentemente, a Prefeitura do Paulista foi agraciada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) através do “Prêmio Prefeitura Empreendedora”, que destacou as boas práticas na gestão pública através do Programa Prefeitura nas Comunidades. A iniciativa da gestão municipal ficou em terceiro lugar no estado.

Fotos: Karlos Lima/Prefeitura do Paulista