Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca |

Ação da Prefeitura do Paulista beneficia marisqueiras do município

Transporte leva pescadoras do crustáceo até o local de trabalho

As marisqueiras do Paulista foram beneficiadas com uma importante ação da Prefeitura: o transporte até o local de trabalho. A medida, viabilizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, visa facilitar os deslocamentos, permitindo maior aproveitamento do tempo para a pesca. Nesta quinta-feira (07/03), 45 mulheres saíram da Colônia de Pescadores Z-2, no Janga, até o local de apanhar os mariscos, do outro lado do canal do Rio Timbó, na praia de Mangue Seco, em Igarassu.

Pescadora mais antiga do grupo, Edna Joventina Domingos, 65, moradora do Loteamento Conceição, não escondia sua alegria pela ação da prefeitura. “Pesco desde criança, profissão herdada da minha mãe. Toda minha família sempre viveu da pesca do marisco. Foi desse trabalho que sempre tiramos o sustento. Agradecemos à Prefeitura do Paulista por esta ação em nosso benefício”, disse.

O presidente da Colônia de Pescadores Z-2 e coordenador para o Nordeste da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultura, Luiz Medeiros (Mangote), falou sobre a luta das mulheres para tirar o sustento e reforçar a renda familiar. “Agradecemos à gestão municipal pela ação em benefício dessa classe de mulheres trabalhadoras, que mantém essa atividade econômica de grande tradição em Paulista”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do Paulista, Raimundo Lopes, afirmou que a atividade pesqueira tem contribuído para gerar emprego e renda para muitos moradores da cidade. “Trata-se de uma atividade econômica de grande tradição no município, que deve contar com a nossa contribuição, enquanto poder público”, afirmou.

Fotos: Karlos Lima