PAULISTA > Notícias > Secretaria Executiva da Mulher do Paulista discute fórum para as mulheres na RMR

Mulher | 01/03/2024

Encontro reuniu representantes de diversos municípios

A Secretaria Executiva da Mulher do Paulista realizou nesta quinta-feira (29) um encontro com algumas secretárias da pasta em municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). A reunião teve como intuito debater o fortalecimento das secretarias municipais do segmento e a participação nas decisões das políticas efetivas para as mulheres em Pernambuco. Estiveram presentes as secretárias de São Lourenço da Mata, Igarassu, Abreu e Lima,  Moreno, Ilha de Itamaracá e do Cabo de Santo Agostinho. Na ocasião, foi criado um grupo de trabalho para acompanhar a construção do fórum.

A secretária executiva da Mulher do Paulista, Bianca Pinho Alves, comentou sobre  o encontro. “A política pública do nosso Estado precisa avançar, ela não pode em momento nenhum estacionar ou retroceder.  Aquilo que já está pactuado tem que ser aprimorado”. Bianca também alertou sobre a necessidade do fortalecimento das secretarias que estão na linha de frente da luta pela igualdade de gênero no Estado. “A pauta principal aqui hoje é o fortalecimento das secretarias municipais, precisamos ser ouvidas e assistidas pelo Estado e pelo Ministério. Precisamos ter secretarias, de fato, em todos os municípios".

A secretária municipal da Mulher de Igarassu, Ana Maria Guedes, comentou sobre a importância do fórum. “O fórum tem um papel fundamental para as políticas públicas porque ele é um local de escuta, um local onde poderemos apresentar os problemas e buscar soluções. O grande gargalo da política para as mulheres é a questão da dotação orçamentária. A política pública para as mulheres é uma política diversa, complexa, recente e precisa essencialmente de recursos para ser desenvolvida”.