PAULISTA > Notícias > Representantes de Paulista participam da 4ª Conferência Nacional da Juventude

Juventude | 19/12/2023

Representantes de Paulista participam da 4ª Conferência Nacional da Juventude

Evento teve como objetivo oportunizar um debate de diálogo entre os jovens e os representantes do Governo Federal

Entre os dias 14 e 17/12 ocorreu em Brasília (DF) a 4ª Conferência Nacional da Juventude, com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de abertura. O evento teve como objetivo oportunizar um debate de diálogo entre os jovens e os representantes do Governo Federal, visando a construção de um futuro mais justo e inclusivo para a população.

A programação contou com diversas atividades, como: ato político de abertura - Reconstruir no Presente, Construir o Futuro; programação cultura; Festival das Juventudes; leitura e aprovação do regimento interno da etapa nacional da 4° Conferência Nacional da Juventude; Painel Magno: Juventudes Brasileiras Suas Múltiplas Vozes; 1ª e 2 ª rodada de painéis; entre outros.

Na ocasião, foram apresentadas todas as propostas que foram aprovadas nas conferências municipais e estaduais, com momentos de debates sobre o que foi apresentado.

Um dos temas escolhidos para debate foi “O Eixo do Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda”, onde se tornou possível contemplar uma proposta parecida com o Projeto Juventude de Olho no Futuro, que tem como metodologia ampliar as vagas de estágio e de jovens aprendizes, encaminhando essas pessoas para o primeiro emprego ou o vínculo empregatício através de estágio.

Ainda durante a conferência, foi possível aprovar a proposta de ampliação da cota de 5% da Lei do Aprendizado para 10%, que é a cota do Jovem Aprendiz. “Hoje, uma empresa é obrigada a ter 5% de sua equipe de trabalho composta por jovem aprendiz ou estagiário. A gente conseguiu colocar no relatório final que esse percentual passa de 5% para 10%”, afirmou o superintendente da Juventude Raul Ribeiro.

Também foi debatida a criação do Fundo Nacional de Juventude, que é uma cota de dinheiro que é repassado para os municípios, para as políticas de juventude.

“A conferência foi excepcional, para os jovens de periferia e de vulnerabilidade social. O final dessa conferência é extraordinário, pois eles terão mais oportunidades, mais investimento. Para quem entende sobre a importância de fazer política para a juventude, para quem espera a tanto tempo a retomada dessas políticas, foi um momento único. Então eu saio daqui super satisfeito e agradecido à Prefeitura do Paulista e à Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos”, completou Raul Ribeiro.

Fotos: Divulgação/Prefeitura do Paulista