PAULISTA > Notícias > Paulista realiza atividade sobre doenças raras

Ação integrada | 12/12/2023

Paulista realiza atividade sobre doenças raras

Objetivo do encontro é promover a conscientização e a visibilidade sobre o tema

Uma roda de diálogo sobre doenças raras foi realizada na última quinta-feira (07/12), no Centro de Habilitação e Reabilitação Criança Feliz, na Vila Torres Galvão. A ação intersetorial contou com representantes das secretarias de Saúde e de Políticas Sociais e Direitos Humanos, pais e responsáveis dos usuários, além de profissionais do Centro.

A iniciativa foi planejada pela Coordenação de Saúde da Criança e do Adolescente, Coordenação de Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde e pela Diretoria da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos.

O principal objetivo do encontro foi promover a conscientização e a visibilidade sobre as doenças raras, dando cada vez mais relevância e alavancar ainda mais a atenção, assistência e possibilidades para esses pacientes.

No Brasil, são consideradas raras as doenças que afetam até 65 de cada 100.000 pessoas. Estima-se que cerca de 13 milhões de pessoas no país possuam algum tipo de doença rara, algumas se manifestam apenas na vida adulta, enquanto cerca de 50% a 75% delas ocorrem no início da primeira infância. Muitos pacientes necessitam percorrer vários profissionais de saúde até o diagnóstico correto.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Paulista