Mulher |

Paulista promove programação dentro dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Atividades realçam o empoderamento e o empreendedorismo

A Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista está desenvolvendo ações da Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A iniciativa, que teve início nesta segunda-feira (20.11), visa fortalecer as políticas públicas de enfrentamento e inspirar mulheres ao empoderamento e empreendedorismo feminino. A programação conta com oficinas, palestras, entrega de certificados, apresentações culturais, simpósios, caminhadas e abordagens de conscientização.

Entre as atividades previstas está a Campanha Eles por Elas pelo fim da violência contra as mulheres; uma maratona de oficinas de apredizagem e autoestima para as mulheres, com 4 horas de duração, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); o encerramento da mentoria Coca Cola Dá um Gás no seu Negócio; cerimônia de entrega de certificados dos cursos de camareiras, recepcionistas e técnicas administrativas que contemplaram mais 100 mulheres, em parceria com Escola Técnica de Pernambucana (ETP); e a apresentação final do Prêmio Maria da Penha Vai à Escola.

Entenda os 21 dias de ativismo:

Conhecido inicialmente como 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, a iniciativa foi criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos EUA. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos Direitos Humanos das mulheres.

Atualmente, a ação acontece em 159 países. Internacionalmente, tem início no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres) e término no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

No Brasil, o início é antecipado para 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, com o intuito de enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra. O encerramento acontece em 10 de dezembro.

Nesse período, mais duas importantes datas são celebradas: 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids; e 6 de dezembro, Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulista