Cultura |

Paulista fará mapeamento das manifestações culturais e artísticas do município

Tarefa será cumprida por uma equipe de mobilizadores culturais

A partir da próxima segunda-feira (13.11), a Prefeitura da Cidade do Paulista dará início aos trabalhos de levantamento das linguagens artísticas e manifestações culturais que são elementos da identidade cultural do município.

A tarefa será cumprida por uma equipe de mobilizadores culturais, da Central da Lei Paulo Gustavo, sob a coordenação da Secretaria Executiva de Cultura, para buscar agentes e fazedores de cultura na porta de casa, nas cinco regiões político-administrativas da cidade.

"A ideia é que as comunidades culturais reconheçam e valorizem as manifestações artísticas existentes e tenham acesso aos bens culturais produzidos na cidade", afirmou o secretário Executivo, Rubens Conde.

Ainda segundo ele, a atividade propõe um resgate das memórias culturais das famílias e dos territórios onde vivem as pessoas individuais e, principalmente, os grupos coletivos. "Essa ação vai permitir que a gente produza um relicário de memórias da nossa identidade cultural. Cada mobilizador cultural pode conversar com familiares, amigos e vizinhos para descobrir aspectos da história pessoal da comunidade em que vive e contribuir ajudando outras comunidades potenciais no campo da cultura e que não sabem de seus valores de identidade, de onde vem, como chegaram a esse  local e o que faziam antes", acrescentou Rubens.

O grupo de mobilizadores culturais da LPG deve finalizar suas atividades na primeira semana de dezembro.

Foto: Divulgação/Prefeitura