Meio Ambiente |

Paulista vai ter Centro de Triagem Veterinário

Unidade vai funcionar em Paratibe, onde serão realizadas consultas e marcação de cirurgias de castração

Para garantir o bem-estar animal de cães e gatos de moradores do município, a Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), vai inaugurar, nesta segunda-feira (18.09), às 15h, o Centro de Triagem Veterinário na cidade. Na unidade, que vai funcionar na Rua Eletricista Genário Eustáquio de Andrade, 403, em Paratibe, serão realizadas consultas e marcação de cirurgias desses pets.

Nas sextas-feiras, o horário de atendimento será das 7h ao meio-dia, para marcação das consultas e encaminhamento para cirurgias. Já de segunda a quinta-feira, das 7h às 15h, irá funcionar o serviço de atendimento veterinário.

É importante que os usuários informem seu número de contato de Whatsapp para que recebam, por mensagem, a informação de quando e onde será feita a intervenção cirúrgica do pet.

Sobre o procedimento de triagem, o médico veterinário da unidade, Fabrício Vasconcelos, explica como será o trabalho. “Os animais, estando aptos a serem castrados, passarão por uma avaliação preliminar e, com essas informações coletadas na unidade, os bichos serão encaminhados para clínicas conveniadas, onde farão uma de bateria exames e serão emitidos os laudos médicos, para então assim, passar pelas intervenções cirúrgicas”, disse o veterinário.

Após a recuperação, os pontos de sutura poderão ser retirados, ou no centro de triagem ou nas clínicas conveniadas. Vale ressaltar que o pós-operatório, ou seja medicações como antibióticos, desinflamatórios e insumos para assepsia (limpeza da área cirurgiada), são por conta dos donos dos bichos.

O centro também está disponibilizando o número de Whatsapp (81) 99688-0010, para que a população possa realizar denúncias de maus tratos aos animais e para o envio de exames e laudos referentes às operações dos pets.