Meio Ambiente |

Paulista registra o nascimento de quase 50 filhotes de tartaruga-oliva

Fato aconteceu na Praia de Maria Farinha

Na manhã desta segunda-feira (28.08), a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), acompanhou a caminhada de 45 filhotes da espécie tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea), na Praia de Maria Farinha.

Segundo o superintendente do órgão, Silvio Batista, o ninho estava sendo  monitorado pelos pesquisadores do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) da SEMA, através do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas.

“Vale ressaltar que a Prefeitura do Paulista é a primeira do Brasil a conseguir aprovação pelo SISBIO/ICMBio Centro Tamar para esta modalidade de autorização. Nesta temporada 2022/2023 já foram monitorados 20 ninhos no litoral, desde o início deste ano. Mais de 1.400 filhotes nasceram, sendo este ninho o último da temporada reprodutiva”, explicou.

Para o caso da população notar a presença de animais silvestres ou marinhos precisando de resgate ou mortos, ou presenciar alguma tartaruga marinha desovando na costa do litoral do município, ou nascimento de filhotes da espécie marinha, o procedimento é de, imediatamente, entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) por meio do número/Whatsapp: (81) 99836-9947, ou por meio dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, no endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. A população também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.