PAULISTA > Notícias > Monumentos históricos e pontos turísticos do Paulista são conteúdo didático nas escolas da rede municipal

Educação | 13/05/2015

O Forte de Pau Amarelo, as belezas do Pontal de Maria Farinha, a Matriz de Santa Izabel, o Casarão da Família Lundgren e outros monumentos estão sendo tratados com mais intensidade no conteúdo didático da rede municipal de ensino do Paulista. Às vésperas de virar uma “oitentona”, no próximo dia 4 de setembro, a velha Cidade das Chaminés virou o foco das discussões históricas em sala de aula e de atividades extraclasse. Com o tema: “Paulista 80 anos. Sua história, sua beleza, nossa identidade”, a iniciativa caiu no gosto da comunidade escolar.

A proposta do trabalho é fomentar no alunado o interesse pelo resgate de suas raízes, ampliar o nível de interpretação de textos e melhorar a qualidade da escrita. A intenção da gestão é estender o programa para as cerca de 60 unidades escolares.

Na Escola Edson Gomes do Rego, no Janga, um dos núcleos educacionais onde o programa está mais consolidado, o corpo discente já fez visitas dirigidas ao Forte de Pau Amarelo, ao estuário do Rio Timbó e ao Casarão da Família Lundgren. Este último é tido como um dos principais símbolos da formação histórica da cidade.

Ao final desse primeiro semestre letivo, após todas as visitas de campo, os estudantes irão reproduzir os conhecimentos adquiridos a partir do projeto. O produto deve ganhar corpo em peças teatrais, pinturas, trabalhos escritos e o que a imaginação for capaz de retratar em prol da história.