Executiva de Imprensa |

Em Paulista, Terreiro realiza projeto de Cultura, Territorialidades e Ecossistemas

A iniciativa tem o objetivo de promover transmissões de saberes, fazeres e métodos tradicionais de cultivo e manejo da terra

Com o intuito de promover transmissões de saberes, fazeres e métodos tradicionais de cultivo e manejo da terra resguardados pelas comunidades de matrizes afro-indígena de Pernambuco, o Terreiro Ilê Axé Talabí, localizado na rua Orobó, 257, em Paratibe - Paulista, realiza gratuitamente, neste sábado (08.07) e domingo (09.07), o projeto Articula Matriz Africana: Cultura, Territorialidades e Ecossistemas com incentivo do Funcultura.

Entre as mudas frutíferas que serão cultivadas estão: a manga, o abacate, a jaca, a carambola, entre outras. Dentro do campo sagrado: serão plantadas o Igi Opé (Dendezeiro), Jurema Preta, Akoko, Obí e Iroko. Na gastronomia, o público poderá desfrutar de comidas tradicionais como: Èwà Obaluaiê, (feijão do senhor rei da terra), Àgbà do Funfun, milho branco (mungunzá) e Fèsélù Òbúko, Pirão de bode e Isu (inhame).

Durante os dois dias, a atividade será uma ótima oportunidade para sensibilizar crianças a idosos sobre os conhecimentos oriundos da ancestralidade negro indígena, no campo do uso sustentável dos recursos naturais e da alimentação ancestral da Jurema Sagrada e do Orixá. O momento será coordenado pela Rede de Autogestão em Ecossistemas (RAE) da Comunidade Tradicional do Terreiro Axé Talabi e valoriza os territórios enquanto espaços de preservação do ecossistema natural e da biodiversidade.

“Sem natureza não há Orixás, que são as próprias manifestações e vitalidades dos elementos naturais. Não há cultura, cultivo e continuidade sem água, sem terra, sem ar. É neste sentido que nossas comunidades de Terreiros atuam como espaços de envolvimento para preservação de um legado, um sentido de mundo que relaciona espiritualidade, cuidados e vida”, explica o babalorixá e juremeiro, Pai Júnior de Odé, membro do conselho religioso do Terreiro Axé Talabi e idealizador do projeto.

A importância da Natureza para o Povo de Terreiro

A cultura do Candomblé e da Jurema Sagrada está fortemente presente no Estado de Pernambuco e em outros estados brasileiros. É de fundamental importância as narrativas dos povos indígenas e africanos que sustentam a base filosófica das comunidades de terreiros, também para a cultura popular e tradicional, assim como para a diversidade cultural do Brasil.

O entendimento de cultura para os membros das comunidades tradicionais de matrizes afro-indígena – Povos de Terreiros é integralizado. Vai muito além das manifestações de ordens estéticas, dos brinquedos e das produções artísticas. Entende-se como cultura um complexo que inclui a salvaguarda de práticas tradicionais ligadas aos diversos valores morais, éticos e comportamentais, integrados à preservação dos elementos e manifestações da Mãe Natureza.

Fotos: Uenni Mirielle / Divulgação

Confira a programação completa:

08/07 (Sábado)

9h - Acolhida dos participantes e vivência Ilè ògérè: a Mãe Terra;

10h - A ciência das folhas: apresentação das espécies e tratamento da terra;

12h às 14h – O alimento que nos une: preparação e refeição coletiva do Ewá Obaluaê – feijão do senhor rei da terra;

15h às 17h – Produção da horta: processos de plantio das espécies na horta comunitária de ervas medicinais;

18h – O alimento que nos une: refeição coletiva do Ágba Funfun – milho branco (mungunzá) e fechamento do primeiro dia de atividades.

09/07 - (Domingo)

9h - Vivência as folhas têm segredos;

10h - Sementes de Jurema: apresentação das sementes, narrativas ancestrais e produção das mudas de árvores e ervas sagradas;

12h – O alimento que nos uni: preparação e refeição coletiva do fèsélù òbúko – Pirão de bode;

15h – Vivência corpo templo, morada da natureza;

17h – Vivência e ensinamentos que vêm da terra: memórias do território de Paratibe;

18h – O alimento que nos une: refeição coletiva do isu - inhame; fechamento do segundo dia de atividades com a entrega dos certificados para todos os participantes.

SERVIÇOProjeto Articula Matriz Africana: Cultura, Territorialidades e Ecossistemas

Quando: 08 e 09/07/2023, das 9h às 18h;

Onde: Terreiro Ilê Axé Talabí, na Rua Orobó, 257, Paratibe - Paulista