Meio Ambiente |

Meio Ambiente de Paulista realiza Caminhada Ecológica na orla do Janga

Objetivo foi a limpeza das áreas de restinga da localidade

No segundo dia de atividades alusivas à celebração da Semana do Meio Ambiente no município, a Prefeitura de Paulista realizou, na manhã desta terça-feira (06.06), uma caminhada ecológica com o objetivo de limpar as áreas de restinga na orla da Praia do Janga. O trabalho foi coordenado pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), em conjunto com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Durante uma hora de atividades, os estudantes das turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Aldo Pinho Alves, do bairro do Engenho Maranguape, e de alunos convidados da Escola Técnica Estadual (ETE) José de Alencar Gomes da Silva, coletaram mais de 100 kg de resíduos plásticos como garrafas pet, sacolas, sacos de biscoitos e salgadinhos, copos descartáveis, tampas de garrafas e canudos. Na ocasião, eles aprenderam sobre vegetação de restinga, suas características e a sua importância para o meio ambiente. Além desse material, também foram recolhidas garrafas de vidros.

Para o coordenador de Educação Ambiental e Sustentabilidade da (SEMA), Jaime Roma, é de suma importância que os alunos aprendam na prática o valor da preservação ambiental. “Colocar os materiais descartáveis nos locais devidos para não contaminar a orla da praia é necessário, pois evita que animais como, por exemplo, as tartarugas marinhas que desovam aqui no Janga comam esses materiais e morram”, destacou o gestor municipal.

Protagonismo juvenil:

“É emocionante poder ajudar ao meio ambiente e aos animais com nosso trabalho. Não se pode jogar embalagens de produtos de limpeza, de uso pessoal e de alimentos na orla. Quando irmos à praia temos que levar nossa sacola para recolher nosso lixo e colocar nos coletores e, ao ver que alguém suja a orla dessa forma, temos que informar as autoridades para que sejam chamados atenção”, frisou  Mateus da Silva, de 13 anos, estudante do 8º ano B da escola Aldo Pinho Alves.

A professora de Ciências da Rede Municipal de Ensino, Verônica Freitas, ressaltou que quando o estudante participa em campo, ele se sente protagonista e responsável por esse trabalho. “Atividades assim os transformam em disseminadores da consciência ambiental, levando essas informações à comunidade onde moram, escola onde estudam e ao próprio núcleo familiar", disse a professora.