Ação integrada |

Paulista fomenta o enfrentamento a violência contra a pessoa idosa

A ação faz parte da programação do junho violeta

Na manhã desta segunda-feira (05.06), a Prefeitura do Paulista realizou o seminário de Enfrentamento a Violência contra a Pessoa Idosa, no auditório da sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), localizado na Avenida Senador Salgado Filho, S/N, no centro da cidade.

A ação faz parte da programação do junho violeta, que trata sobre a identificação de situações que ferem os direitos cidadãos de quem tem 60 anos ou mais e, que se promove alusivamente no dia 5 de junho. O trabalho é coordenado pelas Secretarias municipais de Políticas Sociais e Direitos Humanos e de Saúde, com parceria do Conselho Municipal do Idoso e do órgão estadual de defesa dos interesses sociais e individuais

Segundo as superintendentes de Direitos Humanos e de Políticas Estratégicas do município, Mirella de Lucena e Jakeline Moraes, o evento permite reconhecer os maus tratos físicos e verbais contra os idosos, a negligência em relação aos cuidados com eles, os ataques psicológicos e o uso indevido dos bens materiais e financeiros dos afetados.

“Diante dessa realidade alarmante, é fundamental que a sociedade esteja atenta e pronta para agir contra essa situação. Este debate com participação da sociedade, inclui ações de políticas públicas capazes de promover a qualidade de vida dos idosos”, afirmou Mirella de Lucena.

“Paulista tem uma rede de saúde que presta assistência aos idosos por meio de grupos, como o Saúde em Movimento e Academias da Saúde, dando reconhecimento de seus direitos e fazendo com que participem ativamente da vida social tendo bem-estar físico, lazer e melhor condição de vida”, contou Jakeline Moraes.

No mesmo sentido, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Paulista (COMIP), Juraci Pereira da Silva, destacou a importância de iniciativas que contemplem os direitos dos idosos e que também alertem no que é crime contra eles.

“Muitas vezes a própria família é quem maltrata. O idoso que passa por isso fica com medo e restringido de se defender, falar e denunciar. Agradecemos a Prefeitura de Paulista por esse trabalho que traz benefícios para nós, pois necessitamos disso e desse reconhecimento”, frisou Juraci Pereira.

Por fim, a técnica da 3º Promotoria e Curadoria de Saúde e do Idoso do Ministério Público do Estado, Niely Maria, que fez a palestra sobre o assunto, ressaltou que a integração entre o poder público municipal e estadual dá respaldo ao trabalho desenvolvido para o benefício dos idosos. "Os casos de abuso podem ser denunciados e relatados através do endereço de e-mail: 3pjdc.paulista@mppe.mp.br, e também pelo telefone/whatsapp: (81) 99316-1657. As pessoas também podem ir à sede do edifício Promotor de Justiça, localizada na Avenida Senador Salgado Filho, s/n, no Centro da cidade", informou a técnica.