Juventude |

Paulista participa da Caravana do Plano Juventude Negra Viva e sugere implantação, em nível nacional, de projeto criado no município

A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Igualdade Racial e pela Secretaria Nacional da Juventude

A Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude fez parte, no Auditório Denis Bernardes, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do encontro da Caravana participativa para a construção coletiva do Plano Juventude Negra Viva (PJNV). O objetivo da iniciativa é formular políticas públicas de enfrentamento à violência contra a população jovem e negra. A iniciativa, que é coordenada pelo Ministério da Igualdade Racial e pela Secretaria Nacional da Juventude, ocorreu nesta quinta-feira (1.°/06).

Um dos principais focos do plano é a redução da letalidade entre jovens negros de todo o Brasil. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, pessoas negras representaram 77,6% das vítimas de homicídio doloso. Levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz, entre 2012 e 2019, demonstrou que a taxa de mortalidade por homicídio de jovens negros foi 6,5 vezes maior que a taxa nacional.

O superintendente de Juventude do Paulista, Raul Ribeiro, pontuou que defendeu, no encontro, a implantação do projeto Jovem de Olho do Futuro, em nível nacional, pelo Governo Federal.

O projeto, desenvolvido em Paulista, visa fortalecer a participação da juventude no mercado de trabalho com uma série de oportunidades em várias áreas de atuação.

"Esse projeto foi implantado na Gestão Municipal de Paulista, com grande êxito, disponibilizando vagas de emprego, estágio, jovem aprendiz e empreendedorismo, além de cursos para os nossos jovens", completou o superintendente.