Meio Ambiente |

Meio Ambiente de Paulista resgata capivara na praia do Janga

Animal foi direcionado ao (CETRAS/CPRH)

Numa ação integrada pelas secretarias Executiva de Meio Ambiente (SEMA) e Administração de Regionais de Paulista, servidores da Prefeitura realizaram o resgate de uma capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) na praia do Janga.

O fato aconteceu no final da tarde desta terça-feira (16.05) quando o animal silvestre foi avistado por moradores da região que entraram em contato com os funcionários do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) da Prefeitura.

Ao chegar ao local foi constatado que se tratava de um animal adulto, que estava bem debilitado. “Fomos informados pela população que a capivara teria sido apedrejada por transeuntes que tinham o intuito de matar o animal, para se alimentarem do mesmo”, informou o acadêmico de biologia, resgatista de fauna do NSU, Matheus Filipe Bomfim Vieira.

No mesmo sentido, o diretor da Secretaria de Administração das Regionais, Amaro da Silva, informou que a capivara apresentava arranhões e algumas queimaduras na pele. “Atualmente o local tem a incidência de caravelas, o que pode ter causado as queimaduras. Tivemos que entrar no mar para salvar o bicho, que estava desorientado”, complementou o servidor.

O bicho foi direcionado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres da Agência Estadual de Meio Ambiente (CETRAS/CPRH), onde foram realizados os primeiros atendimentos ao animal, que receberá cuidados intensivos e será monitorado até sua total recuperação.

Para o caso da população notar a presença de animais silvestres precisando de resgate, é preciso entrar em contato pelo número de telefone (81) 99836-9947 (Whatsapp) ou através dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, no endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.