IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Vacinação bivalente contra a Covid-19 será iniciada em Paulista, nesta segunda-feira (27.02)

Imunização será por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento

A partir desta segunda-feira (27.02), a Secretaria de Saúde do Paulista inicia a vacinação bivalente contra a Covid-19, nas unidades de saúde da cidade. De acordo com a Nota Técnica 1/2023-CGICI/DIMU/SVSA/MS do Ministério da Saúde, a primeira fase será apenas para pessoas de 70 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos (com apresentação de laudo); comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; com o requisito que tenham tomado primeira (D1) e segunda (D2) doses, e ter recebido a última há, pelo menos, quatro meses. É necessário levar o cartão de vacinação.



A vacinação será por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento, em qualquer uma das unidades listadas no cronograma da Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Paulista.



Segundo o documento, a nova estratégia de intensificação da vacinação contra a Covid-19 no ano de 2023, existe um impacto relevante das vacinas Covid-19 na redução da morbimortalidade da doença, tendo evitado óbitos e internações no Brasil desde a sua introdução em janeiro de 2021 até o momento atual. Conforme a publicação, no entanto, os Estados ainda apresentam coberturas vacinais abaixo da meta de 90% orientada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), para todas as faixas etárias propostas, principalmente naquelas menores de 60 anos de idade. 



Ainda de acordo com a nota do Ministério da Saúde, é preciso considerar as novas variantes e o curso epidemiológico da doença, com a finalidade de impedir uma nova onda de morbimortalidade agressiva como no passado. Por conta disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), autorizou de forma temporária, em 22 de novembro de 2022, as formulações bivalentes da vacina BNT162b2 (PfizerBioNTech) COVID-19. 



Por fim, o documento especifica que, as vacinas bivalentes Pfizer estão recomendadas para pessoas com 12 ou mais anos de idade que se enquadrem nos grupos prioritários discriminados pelo órgão, de forma escalonada, considerando o cronograma de entrega das vacinas COVID-19 bivalente pelos produtores e a capacidade de armazenamento dos estados e municípios da vacina. Segue abaixo os grupos prioritários: 



Fase 1: pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; 



Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade; 



Fase 3: Gestantes e puérperas; 



Fase 4: Trabalhadores da saúde; 



Fase 5: Pessoas com deficiência permanente.



O documento também orienta que o esquema vacinal para os grupos prioritários, será de uma dose da vacina COVID-19 bivalente (Reforço) a partir dos 12 anos de idade, para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. Por fim, a nota também especifica que o intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes. 


Fotos: Lucas Rezende - SES-PE



Confira o cronograma de vacinação nas unidades de saúde do Paulista.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441