IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Ação integrada |

Estudantes da Rede Municipal do Paulista participam de exposição na UFRPE

A visita contou com participação de professores e alunos dos 8° e 9° anos da Escola Terezinha Camarotti, da Mirueira

Através da ação integrada entre as Secretarias Executiva de Meio Ambiente e Educação, estudantes da rede municipal paulista participam de exposição na UFRPE. Na ação de trabalho científico foi propiciado para alunos das turmas de 8° e 9° anos da Escola Municipal Terezinha Camarotti, do bairro da Mirueira, em Paulista. Na ocasião, eles conheceram o ‘Espaço Solos de Referência de Pernambuco: Coleção Mateus Rosas Ribeiro’, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 


O trabalho faz parte das atividades realizadas no contexto da III Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do Paulista, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como objetivo estimular jovens estudantes para o ingresso nas carreiras científicas, bem como promover a sensibilização para questões ambientais. 


Durante a visita, os estudantes puderam conhecer as instalações do núcleo de pesquisas da UFRPE e assistiram a uma palestra da pesquisadora do Espaço Solos e coordenadora de Projetos de Extensão, Inovação e Tecnologia do Centro Solo de Referência de Pernambuco, Paula Araújo. 


Para a coordenadora, esta é uma excelente oportunidade para que os alunos do Ensino Fundamental II do município, que vão ingressar ao Ensino Médio, conheçam e saibam sobre a ciência e a importância dela em nosso dia a dia. “É importante despertar neles esse ambiente de pesquisa e também para que eles conheçam sobre a diversidade, características e diferentes tipos de solos que são encontrados nas regiões do Estado de Pernambuco. O solo muitas vezes é visto somente como área para agricultura porém o solo deve ser conservado pois tem usos múltiplos no dia a dia da humanidade”, explicou a pesquisadora. 


PROTAGONISMO JUVENIL


Dentre os estudantes que participaram da atividade, a aluna do 9º ano B, Gabriela Freitas de Lima Miranda, falou sobre sua impressão ao participar da experiência científica. "Foi incrível descobrir que existe uma variedade imensa de solos em nosso estado, entre eles, os solos da (Zona da) Mata, do Agreste e do Sertão, plantas e vegetação. Conhecer a UFRPE foi espetacular e saber o que faz um pesquisador e um cientista é algo muito empolgante e estimulador”, disse Gabriela.


De acordo com a professora de Ciências da rede municipal de ensino, Tayane de Cássia, que acompanhou as turmas, poder facilitar o acesso ao conhecimento é fundamental para a formação cidadã dos alunos. "Proporcionar aos nossos estudantes esse momento de integração entre a ciência e sua teoria e prática é sem igual. Isso permite o aprendizado mais dinâmico com o objetivo de motivá-los na carreira científica, também”, finalizou a docente.


Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441