IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Vigilância Sanitária do Paulista monitora estabelecimentos que vendem alimentos

Objetivo é garantir a qualidade dos produtos consumidos pelo público

Pensando na saúde da população, o serviço realizado pela equipe da Vigilância Sanitária do Paulista vem intensificando as visitas aos estabelecimentos comerciais do município. O órgão monitora, entre outras ações, os alimentos vendidos por bares, restaurantes e lanchonetes. O intuito é promover as boas práticas de produção, possibilitando assim, minimizar ou eliminar os potenciais riscos à saúde da população. 


Segundo a Vigilância Sanitária, o serviço de vistoria da equipe consiste em verificar vários ítens, como a higienização das instalações, de equipamentos e utensílios. O trabalho também fiscaliza o preparo dos alimentos, assim como o acondicionamento, armazenamento, transporte e exposição dos produtos nos estabelecimentos comerciais. 


Além destas atribuições, a Vigilância Sanitária também analisa a questão legal para o funcionamento destes estabelecimentos, como alguns documentos exigidos pelo órgão, a exemplo de manual de práticas, procedimentos operacionais padronizados (POP), relatório do responsável técnico, certificado de controle de pragas, relatório de acompanhamento técnico, dentre outros. 


No trabalho dos fiscais, por vezes, é necessário realizar interdições quando há risco iminente à saúde pública. Um exemplo recente, é o de um restaurante, no bairro de Jardim Paulista Baixo, que estava funcionando de maneira irregular. Após denúncias de infecção  por alimento, o local precisou ser fechado pela Vigilância Sanitária. 


Depois de receber a notificação e intervenção do órgão, o proprietário tomou as medidas necessárias e seu estabelecimento foi autorizado a reabrir. Segundo a Vigilância Sanitária, foi verificado que o local atendia a legislação vigente e conta agora com uma melhoria na estrutura, com a renovação de toda a parte da cozinha. 


A atividade de fiscalização da Vigilância Sanitária é feita por demanda, ou seja, com a ajuda da população, através de denúncias encaminhadas ao e-mail vigilanciasanitariapaulista@gmail.com ou presencialmente, no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, localizado na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, em Maranguape I.


Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441