IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Meio Ambiente |

Agricultores dos povos tradicionais do Paulista são qualificados da Mata do Ronca

Treinamento agroecológico incentivou produção de alimentos sem uso de agrotóxicos

Dentro da programação da III Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do Paulista, agricultores de povos tradicionais do Paulista participaram, entre os dias 3 e 5/02, de um treinamento agroecológico para o incentivo da produção de alimentos, como frutas, verduras e hortaliças, sem a utilização de agrotóxicos. As oficinas ocorreram na Mata do Ronca, em Paulista, e foram promovidas pela Prefeitura, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), junto com a Associação Kapi'wara (Capivara), que desde 2016 realiza esse trabalho.


Nas aulas e treinamento foram colocados em prática a compostagem sistema no qual microrganismos, como fungos e bactérias, transformam a matéria orgânica em um excelente adubo, a cobertura de solos com matéria orgânica para evitar a degradação pela erosão da chuva e sol, e o consórcio de culturas diferentes de plantas que é importante pois as plantas se ajudam entre si se proteger de pragas tendo como a referência às florestas e as matas que são ecossistemas coletivos.


Para a técnica em Agroecologia de Formação , educadora popular e Ilustradora da associação, Mariana Sobral, esses momentos de troca de conhecimentos, renovação de saberes, incentivo à produção agroecológica e fortalecimento comunitário, dá o protagonismo ao agricultor e sua autoestima é estimulada.


“Atrelar o saber secular dos agricultores, passado através das gerações as técnicas e novas tecnologias que procuram a produção sustentável e, sobretudo, sem agrotóxicos que agridem o meio ambiente e podem causar doenças futuras por contaminação desses produtos tóxicos, é primordial”, explicou a especialista. 


“Para nós, é importante estarmos organizados coletivamente como associação para realizarmos o planejamento do plantio e o semear do solo, a colheita e venda dos produtos, levando em conta o ciclo de cada cultura e a demanda do mercado interno, para nosso consumo, e o externo, para comercialização”, declarou o produtor rural Julio Bento.


O trabalho também permitiu a reorganização dos produtores familiares, no sentido de realizar mutirões por áreas de necessidades em cada propriedade rural, de cada agricultor. 


“O resultado final de todas essas atividades é o de, além de fortalecer a agricultura familiar no município, incentivar a produção de alimentos sadios e com valor agregado, permite realizar o Cadastro do Agricultor Familiar (CAF) que será a próxima etapa a ser realizada pela Prefeitura do Paulista”, explicou o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade (NSU) da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista (SEMA), Silvio Batista.


Matéria Armando Fuentes

Fotos Armando Fuentes, Thiago França, Sílvio Batista 

          


Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441