Direitos Humanos/Cidadania |

Em Paulista palestra marca ação alusiva ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Um dos assuntos principais do encontro versou sobre a paz e o respeito que deve existir entre as religiões

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado no último sábado (21/01), a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou, nesta sexta-feira (27), o  Encontro Municipal de Combate à Intolerância Religiosa. O evento foi sediado no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, em Maranguape I. O objetivo é o de debater o protagonismo, visando à fraternidade e a busca da paz entre todas as crenças, o evento contou com a participação de representantes das religiões existentes em Paulista e teve como tema: Estado Laico x Intolerância Religiosa e Racismo Religioso.

A diretora de Política de Promoção da Igualdade Racial do Paulista, Nathália Bringel, explica que esse será o primeiro de muitos momentos voltados ao combate à intolerância religiosa. “A gestão municipal se preocupa também com essa pauta e é por isso que estamos dando voz a todas as religiões, especialmente àquelas vítimas de maior preconceito”, pontua a diretora.

A apresentação contou com falas dos representantes das religiões e outras autoridades, palestra sobre intolerância religiosa com a Dra. Vera Regina Baroni Iyabasé, além da entrega de 16 estatutos religiosos para 16 terreiros presentes no município e ainda, com o encaminhamento de duas minutas de Projeto de Lei de autoria do Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Paulista.

PROPOSTAS DE PROJETOS DE LEI

1° Projeto de Lei - Institui o Dia Municipal das Tradições das Raízes de Matrizes Africana, Afro-indígenas e Nações de Candomblé do Paulista;

2° Projeto de Lei - Institui em caráter permanente, no âmbito da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, a Diretoria de Promoção de Políticas de Combate à Intolerância e Defesa do Direito da Liberdade Religiosa.