Saúde |

Estabelecimento comercial é interditado pela vigilância sanitária da Prefeitura de Paulista

Ação dos fiscais constatou péssimas condições sanitárias no local

Uma equipe da Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental do município de Paulista interditou a área de produção e aplicou um auto de infração em um estabelecimento comercial localizado no bairro Jardim Paulista. Segundo a Secretária de Saúde, o proprietário terá até 15 dias para responder à Diretoria da Vigilância Sanitária do município.  O local será liberado somente após sua adequação e cumprimento das exigências formuladas.

A ação foi feita após uma denúncia de uma família, que teria utilizado o serviço de delivery do estabelecimento para pedir alimentos. Após o consumo, as pessoas teriam tido dor de cabeça, cólicas e diarreia, precisando serem socorridas a um hospital particular, onde foram atendidas e medicadas. O fato aconteceu na noite do domingo (22/01). No estabelecimento, os fiscais constataram péssimas condições de higiene, além do manejo e exposição inadequada de utensílios de cozinha, perto de cestos de lixo. No local, também havia muita sujeira na estrutura onde se preparavam e preservavam os alimentos.

De acordo com a vigilância sanitária, recomendações e exigências sanitárias já tinham sido feitas ao proprietário do estabelecimento em uma visita anterior, feita no dia 17 também deste mês, após ter recebido uma denúncia de outro cliente, que teria consumido alimentos no local, no dia 15 de janeiro, que também ficou com os sintomas descritos pela família do caso mais recente. Na ocasião, o estabelecimento foi notificado e após 10 dias teria ocorrido uma nova vistoria.

Durante a última vistoria que culminou com a interdição, amostras de alimentos foram coletadas pelos fiscais, para serem levadas e analisadas no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen/PE), que poderá comprovar, ou não, através do resultado, a existência de contaminação.

Para realizar denúncias sobre contaminação por ingestão de alimentos no município de Paulista, os interessados podem entrar em contato através de envio de mensagem pelo endereço de email: vigilanciasanitariapaulista@gmail.com, ou ir diretamente à Vigilância Sanitária da cidade, localizada no Centro Administrativo da Prefeitura, na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, em Maranguape l, em frente ao antigo campo da aviação.

Matéria Armando Fuentes

Fotos Divulgação