Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca |

Em Paulista, quase 93% do rebanho bovino abaixo de 2 anos foi vacinado contra a febre aftosa

Do total de 722 animais existentes no município a segunda etapa da campanha programou a imunização dessa faixa etária

Na cidade do Paulista, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2022, do total de 722 animais existentes de rebanho bovino no município 220 estão abaixo de 2 anos. Desse total, 204 animais localizados em 20 propriedades receberam a vacina, representando um índice de 92,73 % para essa faixa etária

Em conformidade com as normas da Agência de Defesa de Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (ADAGRO) e as determinações do Ministério da Agricultura. A imunização é dividida em dois ciclos durante o ano. O primeiro aconteceu no mês de maio.

Os animais identificados estão localizados nos bairros da Mumbeca, no Pica-Pau; Paratibe, na Cova da Onça; Nobre; Jardim Paulista; Mirueira; Pau Amarelo; Maranguape II; Catolé e Alameda Paulista.

De 2020 a 2022, em razão da pandemia da Covid-19, a vacinação foi realizada pelos próprios produtores, que adquiriram o imunizante nos estabelecimentos credenciados para venda. Nesse período, a comprovação da vacinação se deu através do sistema informatizado do governo estadual, e também por declaração na sede da ADAGRO, obedecendo a todas as normas adotadas pelas autoridades sanitárias.

Atualmente, o estado de Pernambuco encontra-se com o status de Território Livre de Febre Aftosa com Vacinação.

“No primeiro semestre de 2023, vamos realizar o trabalho de fiscalização, com visitas técnicas às propriedades nos bairros assinalados, para conferir os dados declarados pelos produtores e constatar a regularidade dos processos de vacinação. Caso algum animal se encontre sem o devido registro vacinal, vamos efetuar sua regularização”, explicou a Médica Veterinária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do município, Zaia Maria Lima Barreto.

Quem desejar obter mais informações sobre a imunização contra a febre aftosa pode ser atendido na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca - Praça Frederico Lundgren, s/n - Centro -, ou na sede da ADAGRO, na Av. Caxangá, 2200, na cidade do Recife.

Matéria Armando Fuentes

Fotos Divulgação e Armando Fuentes