Saúde |

Em Paulista, vacinação antirrábica itinerante de cães e gatos continua

Polos atendem das 9h às 12h

A vacinação antirrábica de cães e gatos segue acontecendo no município do Paulista, com polos itinerantes que atendem das 9h às 12h. Nesta sexta-feira (02), o trabalho está sendo realizado em três polos: na Rações Tabajaras, localizada na rodovia PE-15, no Fragoso; na Associação de Moradores do Catolé, na Rua Catolé Novo, s/n. no bairro de Catolé; e na Praça da Quadra (A) do bairro de Jardim Paulista Alto.

Na próxima segunda-feira (05), a ação itinerante de vacinação ocorrerá no Ilê Asè omô Ogunde, localizado na Rua Joaquim Távora, no bairro da Aurora, e também no Instituto União do Vale da Paz - Rua 64, 319, Maranguape III, próximo ao antigo Mercado do Souza.

"Tenho cinco cães e soube pelas redes sociais da Prefeitura dessa ação aqui no bairro. Se fosse pagar para vacinar todos seria muito caro, então esse trabalho aqui é muito bom, e sendo gratuito facilita a vacinação dos nossos animais e ajuda para que estejam seguros e com saúde. Isso nos ajuda também, pois protege a gente de possíveis situações em que podemos ser mordidos por algum cachorro e ficar infectados com raiva", destacou Liliane Lima, moradora do bairro do Catolé.

Raiva animal

É uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para o ser humano através de contato com animais infectados. É uma doença viral com quase 100% de mortalidade.

O processo de transmissão ocorre quando há contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida. É importante compreender que nem toda mordida de cão ou gato transmite a raiva. Para haver contágio, é necessário que o animal seja portador do vírus.

Atualmente, a doença está praticamente erradicada das metrópoles, mas para manter o controle da raiva é preciso que os animais sejam vacinados anualmente.