IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Educação |

Estudante com doença rara participa de concurso de poema e é homenageada em Paulista

Aluna da Educação Especial do município sofre de distrofia muscular congênita


A estudante Emilly Kauane, de 13 anos, que é aluna da Educação Especial da Escola Municipal Edna Marinho, participou do 3º Concurso Paulista de Carona com a Poesia, por meio do poema de sua autoria “Mulher: Um Ser Especial”. Na última sexta-feira (25/11), a garota recebeu uma homenagem da equipe da Secretaria de Educação do Paulista, em sua residência, que fica no bairro de Maranguape II, em Paulista. Na ocasião, Emilly realizou a leitura de seu poema, que deixou todos presentes emocionados. 


Emilly Kauane tem uma história de bastante superação devido à sua condição física, pois sofre de uma doença genética rara: distrofia muscular congênita, que provoca atrofia e fraqueza muscular. Em seus primeiros seis anos de idade, cinco deles ela passou no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área central do Recife. E só pode voltar para seu lar, à época, no município do Brejo da Madre de Deus, após ganhar um respirador mecânico através de uma cartinha para o Papai Noel.


Durante a visita, Emilly aproveitou para agradecer pelo aprendizado e pela ajuda por parte do grupo escolar e da gestão da Secretaria de Educação. “Eu agradeço por esta oportunidade, por ter aprendido tantas coisas, e principalmente, por aprender a ler. Eu sempre quis aprender a ler e hoje eu consigo ler. Agradeço a todos vocês por ter vindo aqui e por me fazer esta homenagem e por tudo que têm feito por mim até hoje”, declarou a pré-adolescente, que sonha em ser veterinária. 


A professora Maria Calado, que há quatro anos acompanha a menina, ressaltou que se sente privilegiada por fazer parte dessa história e de contribuir para o aprendizado de Emilly. “A gente olha assim pra ela e nós percebemos a força que ela tem e que transmite pra gente a cada dia. Meu sentimento é de gratidão. Eu não seria a pessoa que sou hoje se eu não tivesse encontrado Emilly e sua família. Eu costumo dizer que eu não ensino a Emilly, eu que aprendo muito ela”, disse a professora, bastante emocionada. 


A mãe de Emilly, Márcia Florêncio, disse na ocasião que se sente gratificada, sobretudo pelo apoio da professora Maria Calado. “É um misto de sentimentos, e é muito gratificante. Ter Maria como professora dela, eu digo que nem é uma professora, que é um anjo, porque depois que ela apareceu na vida dessa criança, só melhorou o que já estava bom. E Maria foi uma luz que chegou, que não só ensinou, quanto amou e batalhou, cresceu, fez e faz tudo por Emilly”, enfatizou ela. 


O secretário de Educação do Paulista, Geraldo Lima, parabenizou Emilly e sua família pelo esforço, assim como a professora Maria Calado, por cumprir bem essa missão de levar o aprendizado à garota. 


“Quero parabenizar a professora Maria Calado, pois realmente é um trabalho louvável. Emilly, parabéns a ilumine, sempre. Que você consiga todos os seus objetivos, inclusive a sua formação como veterinária. Esperamos contribuir para que isso aconteça. Que Deus a abençoe, a você e à sua mamãe. Márcia, parabéns pela sua filha e pela luta que você tem enfrentado”, concluiu o secretário.

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441