Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca |

Prefeitura do Paulista encaminha convênio com a CUFA

Empoderamento da mulher negra e ações esportivas, artísticas e culturais são prioridades

Representantes da gestão municipal do Paulista receberam, nesta segunda-feira (07.11), representantes da Central Única das Favelas CUFA-Pernambuco. O objetivo do encontro foi discutir a celebração de um convênio com a instituição. A ideia da Prefeitura é viabilizar uma parceria, no sentido de beneficiar, sobretudo, o público de baixa renda da cidade, com políticas de empreendedorismo e profissionalização da mulher negra, além da oferta de ações esportivas, artísticas e culturais, atreladas aos trabalhos de ações sociais.

A Prefeitura e a CUFA estão realizando um mapeamento das comunidades. “Queremos fomentar os campeonatos esportivos, como a Taça das Favelas, que é um evento mundial, e aplicar aqui em Paulista. Pretendemos implantar os projetos de arte e de música para os jovens. Temos convênios com empresas e fundações nacionais como o Banco do Brasil, Petrobras, Caixa Econômica Federal. Já neste mês de novembro vamos colocar em prática a Feira de Empreendedorismo das Mulheres Negras das Favelas. A intenção é viabilizar condições para que elas possam vender e expor produtos e serviços para a população e também se profissionalizar. Em dezembro, iremos desenvolver o Projeto Natal das Favelas para entregar cestas básicas, perus com a Aurora, que é parceira nessa ação conosco”, frisou a vice-presidente da CUFA em Pernambuco, Risolane Oliveira.

"O convênio que vamos celebrar com uma instituição tão representativa como a CUFA é de suma importância para nosso município. O trabalho deles tem expertise e prática e cases de sucesso comprovados e apoiados por grandes instituições, empresas e marcas nacionais e internacionais”, enalteceu o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude do município, Sidney Valério Rodrigues.

“Recebemos a CUFA hoje para iniciar as ações de empreendedorismo e profissionalização de mulheres negras das comunidades. A parceria representa a geração de emprego e renda. O convênio irá oferecer oportunidades para que as pessoas de baixa renda possam ter autonomia financeira. Essa é a prioridade do prefeito Yves Ribeiro”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Raimundo Lopes.