Políticas Sociais |

Paulista intensifica outubro rosa na Ação de Cidadania e Saúde nos Terreiros

Casa Ylê Asé Keobambo Niwa Omim recebeu orientações sobre saúde e políticas sociais

A Prefeitura do Paulista, por meio da Ação de Cidadania e Saúde nos Terreiros, promovida pelas secretarias de Políticas Sociais e Direitos Humanos e de Saúde, realizou atendimento ao público de matriz, na Casa Ylê Asé Keobambo Niwa Omim, em Pau Amarelo.

Foram oferecidos os seguintes serviços de saúde: mamografia, aferição de pressão e glicose, atendimento com clínico geral, citologia, cotas oftalmológicas, testagem e orientações sobre IST/AIDS e distribuição de preservativo, vacinação, vacina antirrábica, informações sobre as vigilâncias ambiental, sanitária e epidemiológica e entrega de hipoclorito. Além disso, foram realizadas orientações sobre o Programa Visão do Povo.

O babalorixá Alexandre Alves agradeceu o empenho da gestão. “É uma satisfação receber a prefeitura aqui na Casa Ylê Asé Keobambo Niwa Omim, atendendo toda a comunidade ao redor, além de ganharmos visibilidade do nosso axé”, disse.

A diretora de Igualdade Racial do município, Nathália Valeska Bringel, destacou o combate ao preconceito às matrizes africanas. "Trouxemos os serviços da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos e de Saúde para dialogar e atender as pessoas, fortalecendo o espaço de terreiro, no combate ao preconceito”, contou.

A idosa e pensionista Maria José Mendes, 64 anos, aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Fiz o exame da mamografia, no carro da mama, e parabenizo pela atenção. Fui muito bem recebida por todos, aproveitei para fazer a citologia (prevenção), aferição de pressão e teste de glicose”, comentou.

Quem aproveitou para atualizar o cartão de vacinas contra a Covid-19 foi o Ogan Ylê Asé Keobambo, Lucas Rego Barros. “Tomei minha quarta dose e fico muito feliz pela assistência prestada pela Prefeitura do Paulista nas matrizes de comunidades africanas”, disse.

“A Secretaria de Saúde está discutindo políticas públicas no âmbito municipal no processo de atenção e prevenção em saúde. Assim, estamos implementando no município ações integradas, objetivando a população negra e de terreiro, nos aproximando dia a dia e fortalecendo a comunidade”, enfatizou o coordenador de Saúde da População Negra e de Terreiro, Anderson de Oliveira.

A coordenadora de Saúde da Mulher, Erivalda Gomes, destacou a importância do mês de outubro na prevenção do câncer de mama. “O câncer de mama é um dos que mais mata, portanto, o tratamento precoce é fundamental. A Secretaria de Saúde disponibiliza o mamamóvel para atender as mulheres.”

A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos ofertou as seguintes atividades: Cadastro de crianças com autismo (além da documentação solicitada, faz-se necessário laudo e foto ¾ da criança), Inclusão e atualização do Cadastro Único, Programa Auxílio Brasil, encaminhamento para solicitação de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, cadastramento das comunidades tradicionais de Matrizes Africana e Afro-Indígena, orientação sobre o enfrentamento ao racismo e orientação jurídica de direitos humanos.

O objetivo da iniciativa é promover cidadania e saúde com base no fortalecimento dos princípios da universalidade e equidade do SUAS e do SUS. A iniciativa tem levado ações a várias comunidades do Paulista.