Políticas Sociais |

Pau Amarelo, em Paulista, recebe Ação de Cidadania e Saúde nos Terreiros

Trabalho integrado facilita o atendimento do público de matriz africana

Através de uma parceria entre as secretarias de Políticas Sociais e Direitos Humanos e de Saúde do município, o bairro de Pau Amarelo, em Paulista,  receberá nesta sexta-feira (21.10), das 9h às 12h e das 13 às 15h, o programa Ação de Cidadania e Saúde nos Terreiros. A atividade será realizada no Ylê Asè Keobambo Niwa Omin, localizado na Rua Paranatama, 295, no bairro de Pau Amarelo. O templo religioso é coordenado pelo Babalorixá  Alexandre Alves.

Serão oferecidos os seguintes serviços de saúde: mamografia, aferição de pressão e glicose, atendimento com clínico geral, citologia, cotas oftalmológicas, testagem e orientações sobre IST/AIDS e distribuição de preservativo, vacinação, vacina antirrábica, informações sobre as vigilâncias ambiental, sanitária e epidemiológica e entrega de hipoclorito.  Para ser contemplado com o serviço, o público necessita apresentar os seguintes documentos:  cartão SUS, documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência atualizado.

A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos ofertará as seguintes atividades: Cadastro de crianças com autismo (além da documentação solicitada, faz-se necessário laudo e foto ¾ da criança), Inclusão e atualização do Cadastro Único, Programa Auxílio Brasil, encaminhamento para solicitação de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, cadastramento das comunidades tradicionais de Matrizes Africana e Afro-Indígena, orientação sobre o enfrentamento ao racismo e orientação jurídica de direitos humanos.

Os documentos necessários para obtenção de atendimento são os seguintes: Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Título de Eleitor, comprovante de residência atualizado, comprovante de escolaridade (de 6 a 17 anos).

O objetivo da iniciativa é promover cidadania e saúde com base no fortalecimento dos princípios da universalidade e equidade do SUAS e do SUS. A iniciativa tem levado ações a várias comunidades do Paulista.