Meio Ambiente |

Projeto da SEMA Paulista, de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas, é apresentado no ICMBio em Itamaracá

Palestra faz parte da III Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do Paulista e Municípios Parceiros

A gestão municipal, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista (SEMA), apresentou os dados de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas na cidade. A palestra, que foi apresentada aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio  da rede estadual, aconteceu no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Itamaracá, e faz parte da III Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do Paulista e Municípios Parceiros.

“A partir do momento que envolvem-se alunos em trabalhos de campo para conhecer e vivenciar o meio ambiente e suas características, cria-se uma consciência ambiental e, ao mesmo tempo, ensina-se e se educa-se estes jovens”, destacou a secretária-executiva de Tecnologia de Paulista, Jaqueline Moreira.

A bióloga e analista ambiental da SEMA, Geanne Novais, ressaltou a importância desta iniciativa. "O objetivo de uma ação como essa é permitir, de modo prático, que os alunos como seres em formação, aprendam sobre as espécies animais em extinção, assim como se conscientizem no sentido de cuidar destas espécies, para que não desapareçam. Com isso, a ideia é evitar a criação de um desequilíbrio nos ecossistemas existentes na fauna marinha”, disse Geanne Novais.

Para o analista ambiental do ICMBio, Fábio Adonis, o trabalho realizado pela SEMA Paulista é um exemplo no sentido de difusão da preservação ambiental. “Somente se preserva-se quando educa-se para isto. Aqui no Instituto Chico Mendes de Conservação, no sentido da biodiversidade, cuidamos do Peixe-Boi, evitando sua extinção, e ainda, ainda atuando na promoção, dentro da comunidade estudantil, de um trabalho como esse que a Prefeitura de Paulista está proporcionando hoje,  trazendo os alunos até aqui e apresentando a palestra sobre as Tartarugas Marinhas. É uma ação de cidadania e de inclusão ao conhecimento e a cultura ambiental”, concluiu Fábio Adonis.

A programação das ações da III Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do Paulista e Municípios Parceiros continua nesta quarta feira com as seguintes atividades:

19/10- Live 2: Mulheres nas Carreiras Científicas

@sema_paulista

Horário: 14h

19/10- Live 2: Racismo Ambiental

@sema_paulista

Horário: 19h

21/10-  Divulgação de dados do Projeto Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas – Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista, no Centro Administrativo, na Avenida Brasil Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, Maranguape I, Paulista.

Local: Escola Cônego Costa Carvalho, na Rua 33, s/n, Maranguape I, Paulista.