PAULISTA > Notícias > Servidores da Prefeitura de Paulista participarão de curso no Espírito Santo sobre proteção das tartarugas marinhas

Meio Ambiente | 04/11/2021

Das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no litoral brasileiro, quatro já foram registradas na Cidade do Paulista. Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre monitoramento e conservação desses animais, a Prefeitura Municipal enviará uma equipe para participar de um curso de capacitação na Base Avançada do Centro TAMAR/ICMBio, em Linhares, no Espírito Santo.

Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente (SEDURTMA) participarão da formação entre os dias 16 e 19 de novembro.

“Os nossos 14 km de orla marítima têm grande diversidade faunística, costeira e marinha. Pelo depoimento dos pescadores e moradores locais, há mais de 30 anos são registrados ninhos de tartarugas marinhas nas praias do município. Cuidar desse tesouro é uma preocupação do prefeito Yves Ribeiro ”, disse o secretário Cláudio Nunes.

Para realizar o monitoramento e manejo das tartarugas marinhas, animais que estão em risco de extinção e são protegidos por lei, é necessário obter autorização do SISBIO/ICMBio/TAMAR e participar, obrigatoriamente, da capacitação e do treinamento oferecido pelo Centro TAMAR/ICMBIO.

O grupo designado para participar da qualificação é formado por profissionais de diversas áreas de atuação. Além do coordenador do Coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Urbana, Sílvio Batista, integram a equipe a analista ambiental e bióloga Geanne Santos; a analista ambiental e engenheira agrônoma Bruna Maldonado; a técnica ambiental-agrícola Jocelane Cavalcanti; o técnico ambiental Vitor Alves e o analista ambiental e engenheiro florestal Tiago de Oliveira Santos.